Luiz Carlos Azedo: Mitos e mentiras

NAS ENTRELINHAS – CORREIO BRAZILIENSE

Psicólogos têm uma espécie de protocolo para identificar um mitômano: o sujeito não sente culpa ou medo do risco de ser descoberto; suas histórias são exageradas; inventa sem motivo aparente ou ganho; aparece sempre como herói ou vítima; repete as mentiras com versões diferentes. Tudo para fazer as pessoas acreditarem na imagem que procura construir para si próprio. Não é à toa que a mitomania também é chamada de “pseudologia fantástica” ou “mentira patológica” — um transtorno psicológico, a tendência compulsiva por mentir sem que exista, necessariamente, demência.

O mentiroso tradicional usa a imaginação para ter proveito ou vantagem em alguma situação, o que não é incomum na política. Já o mitômano mente com o objetivo de disfarçar a sua própria realidade, ou seja, para se sentir confortável, se tornar mais interessante ou agradar o grupo social do qual faz parte. Qualquer semelhança com o presidente Jair Bolsonaro, que se autodenomina de “mito”, não é mera coincidência.

Na sexta-feira passada, bateu todos os recordes de mentiras sobre as eleições no Brasil, em confronto aberto com o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na tentativa de criar um ambiente de tumulto e questionamento dos resultados das eleições de 2022, caso não seja eleito.

Suas mentiras desenham um projeto político reacionário, que coleciona atitudes, declarações e fatos para emular a formação de uma falange política armada no país. Somente na semana passada, tivemos a surpresa de um encontro do nosso presidente da República com uma parlamentar alemã de notórias ligações neonazistas, empenhada em articular um movimento de extrema-direita de caráter internacional.

Uma alegoria do rumo em que vamos foi o lastimável incêndio no prédio da Cinemateca Brasileira, em São Paulo, por falta de recursos para sua manutenção. É uma síntese da política anticultural do governo, empenhado em destruir o que foi construído por gerações de artistas e intelectuais brasileiros, às vésperas do Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, um marco da cultura nacional.

Um balanço da atuação do presidente da República nesses dois anos e meio de governo mostra uma fuga permanente da realidade e a aversão aos verdadeiros problemas da sociedade. Bolsonaro nunca fez parte da elite política do país e deixou a carreira militar por indisciplina. Era um parlamentar do “baixo clero” da Câmara, mas foi eleito com 57,7 milhões de votos para conduzir a “grande política” do país. Os rumos da nação dependem de suas decisões. É por isso que o país vai mal. Seu negativismo é responsável pelo fracasso do governo no combate à pandemia de covid-19, que já registra mais de 555 mil mortos. Agora, não consegue traduzir em ações positivas a energia que a sociedade revela na retomada de atividades econômicas.

Contágio

Segundo a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia (SPE/ME), o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve crescer 5,3% em 2021. A estimativa anterior era de alta de 3,5%. Isso não se traduz em ganhos sociais efetivos. A taxa de desemprego continua no patamar de 14,6%, com 14,8 milhões de pessoas procurando emprego, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) está projetado para 5,90% em 2021. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) deve subir 6,20% este ano. A inflação pelo IPCA acumulada em 12 meses é de 8,4%. Para fechar o ano em 5,9%, é preciso um “tour de force” do governo para conter gastos, gerar empregos e transferir rendas. O que mantém a atividade econômica “por baixo” é a grande massa de brasileiros na informalidade, em torno de 34,7 milhões.

Houve um apagão de empregos formais. Entretanto, é mais fácil mudar a metodologia do que enfrentar a realidade. O ministro da Economia, Paulo Guedes, errático, perdeu “o tempo da bola”, como diria o vice Hamilton Mourão. Desperdiçou a oportunidade das reformas. Agora, contesta os números do IBGE, novamente sob ataque, como o Inpe esteve, por exemplo, no caso do desmatamento e das queimadas. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados registra a criação de 1,5 milhão de vagas com carteira assinada no primeiro semestre do ano, dos quais 300 mil somente em junho. Guedes alega que foram 2,5 milhões desde a pandemia. Segundo o ministro, estão sendo criados 1 milhão de empregos a cada três meses e meio. Só falta avisar aos desempregados. A mitomania pode ser contagiosa. (Correio Braziliense – 01/08/2021)

Leia também

O padrão a ser buscado

É preciso ampliar e replicar o sucesso das escolas...

Parados no tempo

Não avançaremos se a lógica política continuar a ser...

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

Vamos valorizar a sociedade civil

Os recentes cortes promovidos pelo Governo Federal, atingindo em...

Petrobrás na contramão do futuro do planeta

Na contramão do compromisso firmado pelo Brasil na COP...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!