Osmar Terra reafirma negacionismo na CPI, mas admite a Alessandro Vieira que responsabilidade final é do presidente

Deputado aliado de Bolsonaro alegou em depoimento à comissão que medidas de distanciamento social não ajudam a combater a pandemia e que deve valer a posição do presidente. Alessandro Vieira diz que ‘coragem e postura’ devem prevalecer à ‘subserviência’ (Foto: Pedro França/Agência Senado)

Apontado como “padrinho” do suposto “gabinete paralelo” que orientou o presidente na condução da pandemia, e visto como conselheiro próximo do presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) reafirmou na CPI da Pandemia que o distanciamento e o isolamento social – considerados pilares no combate à Covid-19 – não ajudam a evitar a propagação do vírus.

“O senhor como profissional e gestor de saúde tem alguma dúvida de que a redução de mobilidade e medidas de distanciamento social ajudam a reduzir a propagação do vírus?”, perguntou o líder do Cidadania no Senado, Alessandro Vieira (SE), mais de uma vez, durante depoimento de Terra à comissão, nesta terça-feira (22).

“Numa pandemia não reduz, não reduz – como não reduziu”, insistiu Terra, que é médico.

Alessandro Vieira prometeu encaminhar a Terra estudos publicados na Science, Nature e Lancet, principais publicações sobre política científica do planeta, todos apontando eficiência de medidas de redução de mobilidade e isolamento.

Diante da insistência do deputado, de discurso repetido ao longo de todo o depoimento, de que o governo federal não teve poder de decidir nada por causa de decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que assegurou a estados e municípios a autonomia para tomar medidas contra a propagação da doença – Terra omitiu que a medida não eximiu a União de realizar ações -, Alessandro Vieira perguntou se o governo federal apresentou algum projeto ou planejamento de ação que foi impedido de execução pelo Supremo. Terra admitiu que não.

“Não estamos discutindo diferença de opiniões aqui, mas políticas públicas – se a política pública adequada foi adotada no combate à pandemia”, afirmou o senador.

Alessandro Vieira lembrou que, como gestor da Saúde no Rio Grande do Sul, por oito anos, Osmar Terra enfrentou uma pandemia recente, da gripe H1N1 – e que seu estado teve o 3º pior resultado do Brasil.

‘Desconexão entre o técnico e o político’

O senador do Cidadania quis saber de Osmar Terra se ele, como secretário de Saúde – função que ocupou na administração de Yeda Crusius -, aceitaria uma interferência política em seu trabalho que fosse contrária ao seu entendimento técnico. Foi esse desentendimento que levou à saída de dois ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich.

“Eu ia tentar convencer a pessoa a não fazer. Ou eu tenho razão, ou o outro tem razão”, disse.

“Eu nunca fiz nada que contrariasse princípios e convicções minhas”, completou Terra.

Ao falar especificamente de Mandetta, que diz ter ajudado a indicar disse:

“Sempre achei que o mais importante não era trocar o ministro, mas manter e ganhar o ministro, e discutir ideias que estivessem de acordo com o presidente. Quem tem a responsabilidade de conduzir é o presidente. Se der errado o culpado sempre vai ser o presidente”, admitiu.

“O senhor prestou uma grande contribuição para essa CPI, e para o Brasil, ao esclarecer que o presidente, se informando pelos meios que ele escolha, é o único responsável pelas decisões que toma. Não é uma pessoa com problemas mentais, até onde se sabe, e toma decisões como gestor dessa República”, apontou Alessandro Vieira, para quem um técnico nunca deve se adaptar a interesses políticos.

“Essa desconexão entre o técnico e o político exige coragem e postura, nunca subserviência. Ninguém se elege imperador do Brasil”, disse o senador.

Imunidade de rebanho

Osmar Terra negou durante o depoimento que defenda a tese da ‘imunidade de rebanho’ como ‘uma técnica ou uma estratégia de enfrentamento’ à Covid-19. Segundo o deputado, trata-se apenas do “resultado final de qualquer epidemia”.

“Não existe nenhuma proposta de deixar a população se contaminar livremente. Nunca se fez isso. Imunidade de rebanho é uma consequência, é como terminam todas as pandemias. A vacina é um vírus morto injetado na pessoa. É um raciocínio lógico: um vírus vivo provoca mais anticorpos que um vírus morto”, disse Terra e o senador Alessandro Vieira reagiu:

“Para que esta CPI não sirva de palco para a desinformação, não é possível apontar benefício na infecção natural em relação à vacina. A vacina é a contaminação em dose segura, o que não é o caso da contaminação natural. O senhor esteve internado numa UTI. Não dá para comparar com vacina, pelo amor de Deus — reclamou. (Assessoria do parlamentar/com Agência Senado)

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!