Cristovam Buarque: A cloroquina do transporte

Há décadas o orgulho brasileiro pela prática de jeitinhos cobra alto preço, ao preferir gambiarras e ilusões, no lugar do enfrentamento correto de nossos problemas. O atual presidente tentou a gambiarra da cloroquina para enfrentar a tragédia do covid: o resultado são centenas de milhares de mortes que poderiam ter sido evitadas. Mas a gambiarra não é prática apenas do atual presidente. O jeitinho é filho do negacionismo que domina a política brasileira, desde sempre, por eleitos e eleitores, sobretudo por populistas e imediatistas.

Investimos em uma modernidade apressada, tendo a indústria automobilística como carro chefe do crescimento, independente de suas consequências. O resultado são nossas “monstrópoles”, resultantes do inchaço das cidades, sem planejamento, sem cuidados, crescendo descontroladamente e recebendo gambiarras no lugar de estruturas robustas.

A tragédia de Petrópolis, nesta semana, e muitas outras no passado recente, decorrem deste comportamento de jeitinhos e gambiarras fruto do negacionismo diante da dimensão do problema. A tentativa de controlar o preço do combustível é outro exemplo.

Para viabilizar a indústria automobilística, baseamos nossa economia no petróleo. Apresentamos as linhas férreas, desprezamos o transporte de cabotagem e fluvial, relegamos o transporte coletivo urbano movido por eletricidade. Baseamos a mobilidade diária de centenas de milhões de pessoas na queima do petróleo, que vai acabar e cujo preço necessariamente tende a subir. Tomamos e mantemos esta opção, mesmo sabendo que a crise ecológica vai provocar a proibição do uso do petróleo para energia, como alguns países já estão fazendo.

No lugar de buscarmos alternativas, preferimos negar as verdadeiras causas da crise e buscamos manipular o preço da gasolina, tabelando na Petrobrás ou desviando recursos públicos para subsidiar o preço do combustível na bomba. Todos os partidos disputam qual terá mais criatividade para forçar a baixa do preço, nenhum propõe tocar nas causas reais do aumento do preço. Fazem lembrar a ideia do kit covid para a cura do vírus. Os mesmos que criticavam o atual desastroso presidente que renegava vacina e defendia a cloroquina, agora defendem cloroquina para enfrentar a crise do preço do combustível: a gasolina barata é a cloroquina do transporte.

O certo seria entender o terrível vírus que mata o sistema de transporte baseado no automóvel privado movido a petróleo, e buscar a vacina em um sistema de transporte sintonizado com o futuro: coletivo e elétrico. Obviamente com medidas emergenciais para atender a população carente no imediato.

Felizmente o povo brasileiro tomou vacina, mesmo contra o governo, mas o povo não muda o padrão do sistema de transporte e, lamentavelmente, os candidatos à presidência parecem todos preferirem a cloroquina do transporte, o kit combustível, no lugar da vacina para o vírus do transporte: não apresentam uma reorientação para evitar que o sistema de transporte seja contaminado pelo petróleo, seus preços e custos ecológicos. Para os candidatos, apenas o presente importa, e este pode ser administrado pelo jeitinho, as gambiarras dos kits que diminuem a dor de cabeça até o dia em que se precisa de entubação. Por décadas usamos gambiarras no dia a dia das políticas brasileiras, e está chegando a hora de medidas não negacionistas, mas todos somos negacionistas quando a vacina proposta exige sacrifícios. Prefere-se adiar até o dia do colapso do transporte por falta de combustível, ou o colapso das finanças por subsídios ao consumo de petróleo e o colapso ecológico pela manutenção do consumo. (Blog do Noblat/Metrópolis – 19/02/2022)

Cristovam Buarque foi senador, ministro e governador

Leia também

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

Lula não tem empatia com o centro conservador

NAS ENTRELINHASExiste um problema de desempenho nos ministérios, mas...

A luz do poeta Joaquim Cardozo na arquitetura de Brasília

NAS ENTRELINHASMuitos arquitetos e engenheiros vieram para Brasília com...

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!