Apagão de dados da Saúde: Alessandro Vieira e deputados recorrem ao TCU

Parlamentares argumentam que instabilidade no site do ministério prejudica combate à pandemia (Foto: Tony Winston/MS)

O líder do Cidadania no Senado, Alessandro Vieira (SE) e os deputados federais Felipe Rigoni (PSL-ES) e Tabata Amaral (PSB-SP) protocolaram uma representação no TCU (Tribunal de Contas da União) na qual cobram providências em relação ao ataque hacker sofrido pelos sistemas do Ministério da Saúde e o apagão de dados que se arrasta há um mês, informa o jornal ‘Folha de S. Paulo‘ (veja aqui).

“A indisponibilidade de dados e informações de epidemiologia, que são a base para a execução de todas as políticas de saúde, por longo período de tempo e justamente quando a variante Ômicron estava crescendo exponencialmente na Europa, demonstra que a Governança de TI [Tecnologia da Informação] do órgão merece atenção imediata”, afirmam no documento, que também é assinado pelo secretário de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha.

O grupo pede que o TCU investigue o ataque e também os procedimentos adotados pelo Ministério da Saúde para restabelecer a disponibilidade dos dados a respeito da pandemia, incluindo os registros sobre vacinação.

“Mais de um mês depois da ocorrência do problema, a instabilidade dos sistemas e a desatualização dos dados comprometem a adoção da melhor estratégia de combate à pandemia da Covid-19”, dizem no documento.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!