Alessandro Vieira: CPI da Pandemia ‘resgatou em parte a participação popular no processo legislativo’

Para o senador, o que ‘impressiona’ na conduta de Bolsonaro na pandemia é a ‘reiteração no crime’ e sua atitude extrema de tentar atribuir ao imunizante contra a Covid-19 a possibilidade de levar a pessoa vacinada a contrair aids (Foto: Pedro França/Agência Senado)

No debate do relatório final da CPI da Pandemia, aprovado nesta terça-feira (26) por 7 votos a 4, o líder do Cidadania no Senado, Alessandro Vieira (SE), iniciou sua última participação na comissão fazendo uma ‘reverência à memoria das mais de 600 mil vítimas’ da Covid-19 no País. Ele afirmou que o ‘grande feito’ da investigação ‘foi dar voz àqueles que não tiveram’ e resgatar, em parte, ‘a participação popular no processo legislativo’ na apuração da maior crise sanitária da história do Brasil.

“Seguramente nenhuma outra CPI teve tanta gente ajudando, por todas as formas possíveis, em especial as redes sociais – redes sociais que foram veículos relevantes de desinformação, prejudicando a saúde dos brasileiros, mas, ao mesmo tempo, serviram para arregimentar dados, provas e tantas coisas que nós vimos aqui demonstradas, de forma enfática comprovadas”, disse o parlamentar, um dos mais ativos membros da comissão, apesar de ser suplente.

Alessandro Vieira disse que ao longo dos quase seis meses de trabalho, foi questionado sobre qual o ‘grande feito’ da CPI.

“Foi uma CPI diferente das CPIs da história do Congresso, da história do Senado. O grande feito seguramente foi dar voz àqueles que não tiveram voz, que não tiverem espaço neste governo. As vítimas, os seus familiares, a ciência, os profissionais de saúde foram ouvidos sequencialmente e puderam esclarecer a sociedade brasileira, de fato, sobre a tristeza e a gravidade daquilo que enfrentamos para além da pandemia”, pontuou.

Alessandro Vieira disse que o ‘crime’ encontrado na investigação das ações e omissões do governo federal na pandemia foi ‘fartamente demonstrado’.

“O crime central que encontramos é o crime de epidemia agravado pelo resultado morte. É evidente que o presidente da República não criou o vírus, mas é tão evidente quanto que Bolsonaro se esforçou diuturnamente para acelerar a propagação do vírus, e essa é uma ação consciente e confessa”, afirmou, ao citar os mais de 200 vídeos do presidente propagando ‘remédios milagrosos’ e ainda questionando e desrespeitando medidas básicas para conter a propagação da Covid-19.

Distropia bolsonarita

Alessandro Vieira lembrou que  enquanto no Brasil retardava a compra de vacinas a ‘pretextos ideológicos’, ao redor do mundo se fazia uma corrida pelo imuniziante anticovid, fato que foi testemunhado, documentado e comprovado pela CPI.

“Na distopia bolsonarista, no devaneio bolsonarista, todo o mundo está equivocado, todos os governantes do mundo decidiram deixar morrer seus compatriotas, deixar enfraquecer suas economias, porque se recusavam a aceitar os remédios milagrosos que só aqueles seguidores fanáticos iluminados pelo bolsonarismo encontram. A própria exposição disso, didática, já mostra o quanto não faz sentido”, disse.

Segundo o parlamentar, os estudos analisados pela CPI deixaram ‘muito claro’ que se o Brasil tivesse seguido a ‘conduta média’ de outros países, milhares de morte teriam sido evitadas.

“Não estou dizendo a melhor conduta, a conduta média –, nós teríamos de 120 mil a 420 mil evitáveis, e sabe Deus quantos milhões não teriam necessidade de internação ou de atendimento médico. Eu tenho dificuldade de encontrar uma gravidade maior para isso, para fatos como esses. É uma coisa que me impressiona”, disse.

Para Alessandro Vieira, o que ‘impressiona’ na conduta de Bolsonaro na pandemia é a ‘reiteração no crime’ e sua atitude extrema de tentar atribuir ao imunizante contra a Covid-19 a possibilidade de levar a pessoa vacinada a contrair aids.

“Se com mais de 600 mil mortos, um cidadão persiste na conduta criminosa, essa conduta tem que ser cessada, e a democracia e a Constituição nos ensinam os caminhos. É muito claro que é preciso que o Poder Judiciário e o Congresso Nacional adotem medidas para que o presidente da República cesse a sua conduta criminosa, porque ela continua ceifando vidas, ela continua prejudicando as pessoas”, afirmou.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!