Alessandro Vieira protocola pedido de CPI da Rachadinha para investigar Bolsonaro

Senador propõe apuração do suposto confisco de salários de assessores quando o presidente era deputado federal (Foto: Pedro França/Agência Senado)

Após divulgação de áudios revelando que o presidente Jair Bolsonaro participou diretamente de um esquema ilegal de rachadinha à época em que foi deputado federal, entre 1991 e 2018, o líder do Cidadania no Senado, Alessandro Vieira (SE), protocolou nesta segunda-feira (05) um pedido de abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito ) no Senado para apurar supostas irregularidades na verba parlamentar do chefe do Executivo.

O requerimento da chamada CPI da Rachadinha foi feito baseado numa série de reportagens da jornalista Juliana Dal Piva, do portal de notícias UOL, e precisa da assinatura de 27 parlamentares.  A coleta de apoio ao pedido começará na terça-feira (06).

De acordo com o pedido, a instalação da investigação “não tem como objetivo – e sequer poderia tê-lo – de responsabilizar o presidente por atos que não digam respeito à sua atual função. Cuida-se – isto sim -, nas palavras do ex-procurador-federal da República, Cláudio Fonteles, de apurar fatos de notável interesse público: ‘Responsabilizar significar imputar uma conduta criminosa a alguém. A denúncia é que faz isso. Na investigação, você está apurando'”.

“Trata-se, em verdade, de apuração de atos contrários ao dever de probidade, protagonizados quando do exercício do mandato de deputado federal e que não podem ser solenemente ignorados após a veiculação de fatos sobejamente demonstrados por gravações a que se deu ampla publicidade”, afirma Alessandro Vieira na justificativa de seu requerimento.

Para o senador, ‘a investigação poderá fornecer elementos imprescindíveis para iminente aprimoramento legislativo, ensejando soluções práticas para a alteração ou criação de instrumentos legais para direcionar adequadamente verbas dessa natureza e responsabilizar agentes públicos e particulares pela sua malversação’.

As gravações reveladas pela matéria do UOL indicam o envolvimento direto do então deputado federal e atual presidente da República em um esquema ilícito de confisco de salários de assessores parlamentares à época em que exercia mandato na Câmara dos Deputados.

As matérias sobre o caso no portal de notícias ‘foram lastreadas em áudios que apontam detalhes do que se dizia no círculo íntimo e familiar’ de Bolsonaro, cujos conteúdos indicam o ‘possível cometimento de crime através da malversação de verbas públicas’, conduta amplamente difundida sob o nome de ‘rachadinha’.

Meu amigo [senador] Major Olímpio [PSL-SP], que perdemos para a Covid, resumiu bem ao estilo dele à situação que estamos enfrentando. Precisamos da CPI da Rachadinha. Precisamos da verdade. Nada de passar pano. Nada de bandido de estimação. Chega!”, postou Alessandro Vieira na rede social.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!