Freire: indignação levou brasileiro às ruas contra Bolsonaro e fortaleceu impeachment

Em entrevista à CBN, presidente do Cidadania também defendeu alternativa democrática a Bolsonaro e Lula em 2022

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, participou nesta segunda-feira (31) do Bom Dia CBN Natal e falou que o país precisa se descolar do passado caso queira uma alternativa democrática em 2022.

“Não podemos chegar em 2022 com o populismo de esquerda de Lula ou o populismo fascista de Bolsonaro. Isso é continuarmos presos ao passado e sem perspectiva de ver o Brasil participando desse mundo globalizado com relevância. Não como um pária, que hoje é o que nos caracteriza”, ressaltou.

Questionado sobre uma terceira via para 2022, o presidente do Cidadania disse acreditar que um nome surgirá para enfrentar Lula e Bolsonaro.

“Precisamos discutir uma alternativa concreta para o que pensam Lula e sua base de sustentação, que é uma esquerda que se perdeu, para a qual o Brasil vive problemas do capitalismo industrial, enquanto, na realidade, estamos vivendo os problemas de uma sociedade já digital. E, ao mesmo tempo, uma alternativa a esse obscurantismo de Bolsonaro, com sua visão golpista”, destacou.

Freire disse não ter pressa para que um candidato se apresente como alternativa e ressaltou que a manifestação deste sábado (29) contra o governo Bolsonaro é um sinal da indignação da sociedade brasileira.

“Quem sabe se não chegamos antes de 2022 com um impeachment por conta da desídia criminosa com que foi enfrentada a pandemia. O Cidadania defende o impeachment. E a manifestação, apesar de preocupante porque ainda estamos vivendo uma pandemia, mostra que as pessoas explodiram. Discutir agora candidatura de A ou B não ajuda a oposição a ser forte o suficiente para quem sabe decretar o impeachment”, apontou.

Sociedade digital

Para Freire, é preciso pensar a nova sociedade digital, que, segundo ele, provoca mudanças na política tradicional.

“As gerações passadas trazem experiências importantes para que a nova geração expresse as necessidades do povo brasileiro. Mas a política tradicional está mudando de endereço, está nas redes. E no Brasil nós estamos com uma política que está conduzindo o país para um retrocesso, para discutir questões que já não correspondem a esse mundo de hoje”, sustentou.

Entre as questões, ele destacou, por exemplo, a forma como o governo atual trata a sustentabilidade e a proteção da Amazônia, em clara dissonância com o que defendem principalmente os mais jovens.

“Estamos caindo em irrelevância. Não pensam nas questões de sustentabilidade, mas em desmatar e derrubar floresta, ou seja, toda uma compreensão do século passado. O Brasil precisa, efetivamente, começar a se preocupar em se integrar às cadeias produtivas globais, entender que o mundo começa a não ter fronteiras”, afirmou.

Inflação em alta

O presidente do Cidadania também abordou a perspectiva de aumento da inflação e culpou o ministro da Economia, Paulo Guedes.

“Nós votamos a favor do plano real. Temos a nossa digital na luta contra a inflação num momento bem sucedido com Fernando Henrique Cardoso ministro da Fazenda, no governo Itamar Franco. Temos essa clara preocupação até porque isso é o mais perverso imposto que você impõe sobre os assalariados e mais vulneráveis. Estamos correndo risco de voltarmos a ter essa aceleração inflacionária, um surto de carestia, e depois uma dificuldade ainda maior de superá-la em razão dos erros principalmente de Paulo Guedes”, afirmou .

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!