Alessandro Vieira: CPI convocará Ricardo Barros, acusado de ser o elo do governo com esquema de fraude na Saúde

Pressão do senador, que é delegado de polícia, seguida da senadora Simone Tebet, fez o deputado Luís Miranda admitir que o líder do governo foi o nome citado por Bolsonaro como interessado em esquemas na compra da vacina Covaxin (Foto: Pedro França/Agência Senado)

O líder do Cidadania no Senado, Alessandro Vieira (SE) afirmou durante depoimento do deputado federal Luís Miranda (DEM-DF) e do servidor do Ministério da Saúde, Luís Ricardo Miranda, à CPI da Pandemia que vai convocar o líder do governo na Câmara, deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), para depor na comissão por suspeita de ser o elo do governo Jair Bolsonaro com um esquema de corrupção no Ministério da Saúde, responsável pela tentativa de compra irregular da vacina indiana Covaxin.

O deputado passou horas negando-se a informar o nome de um deputado que, segundo ele, havia sido citado pelo próprio presidente da República como o provável interessado no esquema de compra da vacina Covaxin. Alessandro Vieira, então, disse ao parlamentar que faltava a ele ‘coragem’ de entregar o nome à CPI. Abalado, o deputado não resistiu e em resposta à senadora Simone Tebet (MDB-MS) admitiu que o parlamentar da base aliada do governo citado por Bolsonaro era Ricardo Barros.

A conversa entre Bolsonaro e Miranda ocorreu no dia 20 de março no Palácio da Alvorada. Ao narrar o encontro à CPI, inicialmente, o deputado omitiu o nome de Ricardo Barros.

“O presidente entendeu a gravidade. Olhando os meus olhos, ele falou: ‘Isso é grave’. Não me recordo do nome do parlamentar, mas ele até citou um nome para mim, dizendo: ‘Isso é coisa de fulano’. E falou: ‘Vou acionar o diretor-geral da Polícia Federal, porque, de fato, Luís, isso é muito grave”, disse o deputado nesta sexta-feira (25) à comissão.

“O senhor não está tendo a coragem de falar o nome de Ricardo Barros, que é a figura referida em todos os corredores por envolvimento nesse caso. Não está à altura da imagem que tenta vender. Isso ofende a inteligência dos parlamentares, dos brasileiros e joga fora uma oportunidade”, afirmou Alessandro Vieira a Luís Miranda.

Logo depois, o deputado revelou o nome, ao ser questionado pela senadora Simone Tebet.

“Eu sei o que vai acontecer comigo. A senhora [Simone Tebet] também sabe que é o Ricardo Barros que o presidente falou”, afirmou Luís Miranda.

A senadora, então, insistiu:

“O senhor confirma?”

“Foi o Ricardo Barros, que o presidente falou. Foi o Ricardo Barros”, repetiu o parlamentar do DF.

“Esse é o papel da CPI: buscar a verdade que o governo quer esconder. Quais são os motivos para tantos erros cometidos? Quantos brasileiros perderam suas vidas por ignorância, incompetência e corrupção? Estamos avançando nas investigações, é obrigação de todos nós ir até o fim”, disse Alessandro Vieira na redes social. (Assessoria do parlamentar)

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!