Bernardo Mello Franco: Boric seria eleito no Brasil?

A esquerda brasileira está encantada com Gabriel Boric. A posse do presidente do Chile foi festejada como um sinal de novos ventos na América Latina. Mas o fenômeno que o levou ao poder dificilmente se repetiria por aqui.

Ex-líder estudantil, Boric foi eleito aos 35 anos, idade mínima para disputar a Presidência no Chile e no Brasil. Aqui o campo progressista vai às urnas com dois veteranos. Ciro Gomes tem 64 anos. Está na quarta tentativa de chegar ao Planalto. Lula tem 76. Será candidato pela sexta vez.

A renovação chilena não se limita à mudança geracional. Boric se elegeu com bandeiras que mobilizam os jovens, como o feminismo, a defesa dos povos indígenas e o aumento da participação popular.

Seu discurso pela igualdade de gênero se refletiu na montagem do governo. Dos 24 ministros recém-empossados, 14 são mulheres. Isso representa 58% do novo gabinete, uma marca inimaginável no Brasil.

Dilma Rousseff tomou posse com nove ministras, que equivaliam a 24% da Esplanada. Depois disso, a participação feminina só encolheu. Michel Temer conseguiu montar um governo sem nenhuma mulher no primeiro escalão. Jair Bolsonaro escalou duas, que somavam míseros 9% da equipe.

O gabinete de Boric tem outras novidades bem-vindas. Sua ministra da Defesa chama-se Maya Fernández Allende. Comandará as Forças Armadas que provocaram a queda e a morte de seu avô no golpe de 1973.

Na cerimônia de posse, o novo presidente quebrou o protocolo para reverenciar a estátua de Salvador Allende em frente ao Palácio de La Moneda. Terminou o discurso repetindo palavras do antecessor.

A festa reuniu quase toda a esquerda latino-americana, mas Boric fez questão de excluir sua banda autoritária. Os líderes de Cuba, Venezuela e Nicarágua ficaram fora da lista de convidados.

Um bom começo não é garantia de um bom governo. O jovem presidente assumiu um país com muitos desafios e terá que se virar sem maioria no Congresso. Apesar da inexperiência, ele parece conhecer os perigos que podem transformar esperança em decepção.

Na segunda-feira, Boric disse torcer pela vitória de Lula no Brasil. Mas emendou que espera “aprender” com os erros do PT, citando os escândalos de corrupção que o partido insiste em negar. (O Globo – 16/03/2022)

Leia também

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

Vamos valorizar a sociedade civil

Os recentes cortes promovidos pelo Governo Federal, atingindo em...

A ponte Krenak

Com Ailton Krenak, a Academia Brasileira de Letras recebe...

Petrobrás na contramão do futuro do planeta

Na contramão do compromisso firmado pelo Brasil na COP...

19 Anos sem Karol Wojtyla: Recordando o Legado de João Paulo II

A jornada rumo ao sacerdócio e, eventualmente, ao cargo...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!