Arnaldo Jardim: Congresso tem início do ano para avançar na infraestrutura

“A ação que nos cabe é aprovar regras claras para a segurança jurídica, para estimular o setor privado a investir”, diz deputado federal

Neste ano eleitoral, devemos, logo no início, acelerar a tramitação e aprovação de projetos que incrementam os investimentos em infraestrutura e asseguram a retomada da economia.

Por isso, iniciei no Congresso Nacional um movimento em defesa da infraestrutura nacional em conjunto com entidades representativas do setor, tais como a Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base), a Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), a Abcon (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto) e o Fórum de Entidades do Setor Elétrico.

O objetivo é buscar uma mobilização congressista para aproveitarmos o espaço de fevereiro a maio para centrar esforços na aprovação de projetos que viabilizem investimentos, que, segundo a Abdib, podem corresponder a 4,3% do PIB, ao longo dos próximos 10 anos –em 2020, tivemos apenas 1,7%.

A infraestrutura é reconhecida internacionalmente como fator determinante para o crescimento e o desenvolvimento de qualquer nação. Com o Brasil não é diferente. Apesar da importância desses investimentos, o que se viu por aqui nos últimos anos foi uma diminuição de recursos para o setor, determinando a fraca performance da economia brasileira e sua incapacidade de crescer a taxas mais elevadas.

Além disso, a crise fiscal que enfrentamos desde 2014 reduziu significativamente os investimentos necessários à expansão dos serviços. E os investimentos privados, que poderiam compensar a escassez de recursos públicos, são prejudicados pela ausência de marcos regulatórios que assegurem previsibilidade e segurança jurídica ao investidor.

Preocupado com a situação, o Congresso se movimentou. Votou nos últimos 2 anos projetos que destravam alguns dos principais gargalos ao crescimento do setor, como o Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei nº 14.026/2020), que pode viabilizar bilhões em investimentos, assim como a nova Lei do Gás Natural (14.134/2020).

Modernizamos também a Lei das Ferrovias (14.273/2021), instituindo a modalidade de autorização para a exploração em regime privado, além de aprovar a Lei nº 14.227/2021, que altera as regras do Fundo Garantidor de Infraestrutura, permitindo o desenvolvimento de parcerias público-privadas pela União, Estados, Distrito Federal e municípios.

Logo no início de 2022, mais um avanço: a publicação da Lei 14.301/2022, também conhecida como BR do Mar, que vai flexibilizar o fretamento de embarcações para serem usadas no transporte de cargas na cabotagem brasileira, aumentando em até 40% a capacidade da frota.

Entretanto, há necessidade de mais. Há projetos com enorme potencial que estão pendentes de votação, como o PL 2.646/2020, que trata do apoio ao financiamento dos investimentos através da emissão de debêntures de infraestrutura; o PL 2.159/2021, que trata da lei geral para o licenciamento ambiental e visa a agilizar a análise dos processos ambientais; e o PL 1.917/2015 (PLS 414/2020), que busca modernizar as regras para o setor elétrico, dando suporte ao enfrentamento da crise hídrica.

Precisamos aprovar também o PLP 459/2017, que dispõe sobre os procedimentos para securitização da dívida tributária dos entes públicos; o PL 4.881/2012, que estabelece as diretrizes para a mobilidade urbana; o PL 4.562/2020, que institui regras para substituição de diretores de agências reguladoras; e o PL 7.063/2017, que consolida e moderniza regras para a concessão dos serviços públicos.

Preocupados em assegurar os investimentos em infraestrutura, a ação que nos cabe é aprovar regras claras para a segurança jurídica, para estimular o setor privado a investir. A complementariedade entre recursos públicos e privados será imprescindível para ampliar o financiamento de empreendimentos novos, e também dos já existentes. Assim esta Ação Legislativa necessita ser priorizada já, antes que o embate eleitoral impeça decisões tão importantes. (Poder360 – 09/02/2022)

Arnaldo Jardim, 57 anos, é deputado federal pelo Cidadania de São Paulo. Foi secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento na gestão Geraldo Alckmin em São Paulo. O parlamentar é o relator do PL das debêntures incentivadas de infraestrutura. Também foi o relator da Política Nacional de Resíduos Sólidos na Câmara.

Leia também

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

Lula não tem empatia com o centro conservador

NAS ENTRELINHASExiste um problema de desempenho nos ministérios, mas...

A luz do poeta Joaquim Cardozo na arquitetura de Brasília

NAS ENTRELINHASMuitos arquitetos e engenheiros vieram para Brasília com...

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!