Alessandro Vieira protocola ação na PGR contra ministro do TCU por abuso de autoridade

De acordo com o senador, o ministro do tribunal Bruno Dantas e o subprocurador-geral da República Lucas Furtado estariam explorando indevidamente um contrato firmado pela Lava Jato (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O líder do Cidadania no Senado, Alessandro Vieira (SE) protocolou nesta terça-feira (18), na PGR (Procuradoria-Geral da República), uma representação contra o ministro Bruno Dantas, do TCU (Tribunal de Contas da União), para investigação de possível cometimento de crime de abuso de autoridade. O senador acusa o ministro de acatar pedidos do subprocurador-geral da República Lucas Furtado contra o ex-ministro e ex-juiz  Sérgio Moro.

De acordo com reportagem publicada pelo site ‘O Antagonista’, relatórios enviados a Dantas desmontaram acusações de ‘revolving door e lawfare’ contra Moro e provaram que a empresa Odebrecht colhe frutos de práticas corruptas. Há indícios de que o ministro do TCU  e Furtado deixaram de observar normas internas e pareceres técnicos do tribunal com o objetivo de explorar indevidamente o contrato firmado por  Moro com a Alvarez & Marsal, após o cumprimento regular de quarentena do serviço público.

“Não é razoável aceitar este roteiro que passa pano para corruptos e corruptores, ao mesmo tempo em que ataca investigadores e juízes. A lei vale para todos”, postou Alessandro Vieira nas redes sociais.

A auditoria do TCU rechaçou a tese de que Moro e a Operação Lava Jato teriam causado prejuízos à Odebrecht ou que o ex-juiz teria se beneficiado de informações privilegiadas, incorrendo nas mencionadas práticas de ‘revolving door e lawfare’.

Em síntese, a auditoria do tribunal ressaltou que não há nos autos indícios de dano ao erário ou de ato irregular que envolva a gestão de recurso público no caso, não cabendo ao TCU, portanto, qualquer avaliação de conduta da Alvarez & Marsal.

Por essas razões, Dantas deveria ter arquivado o caso sumariamente. Foi exatamente esse cenário motivou a representação de Alessandro Vieira para que a PGR investigue se Dantas agiu de modo lícito nesse caso ou se teria cometido crime de abuso de autoridade. (Com informações da assessoria do parlamentar)

Leia também

Comunicado de feriado de Páscoa

Prezadas(os),Em virtude do feriado da Páscoa, nos dias 28...

Venezuela: Cidadania já tinha avisado lá atrás

O vice-presidente nacional do Cidadania, ex-deputado-federal Rubens Bueno (PR),...

Caso Robinho

Em janeiro de 2023, após anos julgamento e sem...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!