Para Leila Barros, PEC dos Precatórios ‘é a constitucionalização do calote’

Senadora diz que emenda à Constituição que abre espaço no Orçamento para novo programa social do governo federal não pode ser usada como ‘ferramenta com objetivos eleitoreiros’ (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

A sendora Leila Barros (Cidadania-DF) criticou na rede social a PEC dos Precatórios (PEC 23/2021), também chamada de PEC do Calote, proposta já aprovada em dois turnos pela Câmara dos Deputados que parcela o pagamento de precatórios e muda regras do teto de gastos públicos. A PEC, segundo o governo federal, abre espaço para o pagamento, até o final de 2022, do programa Auxílio Brasil, benefício social que substitui o Bolsa Família.

 “É a constitucionalização do calote e uma ferramenta com objetivos eleitoreiros”, afirmou a senadora.

De acordo com levantamento da consultoria de Orçamento da Câmara, a estimativa é de que a PEC dos Precatórios deve gerar um passivo de R$ 580 bilhões em precatórios não pagos até 2036.

“Sou a favor da ajuda aos mais necessitados, mas totalmente contrária à proposta de subtrair direito adquirido para custear o programa e ampliar o recurso que existe no orçamento secreto. Existem alternativas mais justas e eficientes no orçamento, como o fim das emendas de relator”, sugeriu Leila Barros.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!