Gandini defende Cidadania como palanque de terceira via no Espírito Santo

Deputado estadual capixaba deve disputar reeleição e defende Luciano Rezende para uma vaga na Câmara dos Deputados

Em Brasília para uma conversa com o presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, o deputado estadual Fabrício Gandini disse ver espaço para a construção de um palanque alternativo a Lula e Bolsonaro no Espírito Santo, em linha com a direção nacional, e defendeu que o ex-prefeito de Vitória Luciano Rezende se lance à Câmara dos Deputados.

Rezende deixou a prefeitura após dois mandatos com mais de 70% de aprovação e ajudaria o partido a cumprir a cláusula de barreira, embora Gandini avalie que o Cidadania não terá dificuldades no estado. “Vamos aguardar as definições do partido, mas o ideal é que tenhamos um palanque lá consolidado para uma terceira via”, sustentou.

Graduado em Direito, especialista em Gestão Municipal de Políticas Públicas e mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades, Gandini foi três vezes vereador por Vitória e ocupa pela primeira vez uma cadeira na Assembleia Legislativa capixaba, cargo para o qual deve tentar a reeleição.

Abaixo, a entrevista.

Como está a organização do partido no Espírito Santo com vista às eleições do ano que vem?

O partido cresceu muito nas últimas eleições. O partido elegeu uma quantidade boa de prefeitos do interior principalmente, ampliamos bastante o número de vereadores. Temos chapa já de estadual e federal, considerando as possibilidades: sabemos que o número de candidatos agora diminuiu e se houver federação, nós estamos preparados. A conversa hoje com o Freire foi muito importante para que a gente trace uma estratégia pensando nessa conjuntura nacional. O Espírito Santo ainda não se organizou em relação a uma terceira via. Vamos aguardar as definições do partido, mas o ideal é que tenhamos um palanque lá consolidado para uma terceira via.

Como o partido no estado está trabalhando para superar a cláusula de barreira?

Estamos preparados. Há indefinições em algumas candidaturas importantes, como a do ex-prefeito de Vitória Luciano Rezende, que ainda não decidiu. Seria muito importante que ele pudesse dar a contribuição dele como deputado federal. Mas, independentemente disso, nós vamos superar a cláusula como fizemos na outra eleição. Vamos contribuir com candidaturas que atinjam o número mínimo de votos.

O senhor já decidiu qual será a sua participação? Vai pra reeleição ou vai tentar alçar voos maiores?

A ideia é manter o mandato na Assembleia. Temos um único mandato de deputado estadual e nosso objetivo é ampliar, temos candidaturas organizadas em todo o estado. O partido faz eleição agora e vai renovar as direções municipais e estaduais e estaremos muito bem preparados para as eleições de 2022. 

O que destacaria da sua atuação no primeiro mandato como deputado estadual?

Estou muito voltado para a questão ambiental. Usamos as nossas possibilidades de emendas para fazer um edital de emendas parlamentares e várias instituições participaram. Uma iniciativa muito bacana. Tenho feito muita fiscalização na área de saneamento, em que há um déficit muito grande em todo o Brasil, mas que o Espírito Santo precisava também enfrentar. Decidi me aprofundar, tanto a poluição atmosférica quanto a das águas. Como estadual, e possibilidade de legislar, tenho essa agenda ambiental mais forte.

O senhor já vê avanços?

Às vezes, as prefeituras nem sabem que é atribuição delas fazer a concessão, porque em geral as agências são estaduais, os planos de saneamento… Os desafios são grandes, mas temos muito a contribuir para um estado melhor nessa área. Estamos mostrando para os prefeitos a importância de ter bons planos porque as oportunidades estão aí. Essa nova legislação amplia a possibilidade de parcerias publico-privadas.

Leia também

Senado aprova projeto que cria Debêntures de Infraestrutura

Deputado Arnaldo Jardim, que foi relator do projeto original...

Bancada do Cidadania defende inviolabilidade da integridade de crianças e adolescentes

Bancada do Cidadania defende inviolabilidade da integridade física, psíquica,...

PSDB e Cidadania em Alagoas definirão de comum acordo as nominatas para 2024 em todo o estado

O secretário-geral do Cidadania nacional, Regis Cavalcante, se reuniu...

Resolução do Diretório Nacional

Reunido neste sábado, dia 9 de setembro de 2023,...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!