Senadores do Cidadania condenam atos de violência contra jornalistas brasileiros

Profissionais foram atacados com socos e empurrões durante passagem do presidente Jair Bolsonaro por Roma

Parlamentares do Cidadania foram às redes sociais condenar as agressões sofridas por jornalistas brasileiros, durante passagem de Jair Bolsonaro por Roma. Seguranças do presidente atacaram com socos, empurrões e tomaram o celular para evitar registros, enquanto Bolsonaro os insultava.

“A imprensa livre é base da democracia. O que perturba Bolsonaro não são perguntas dos jornalistas, mas sim respostas que ele não pode dar sobre rachadinhas, mortes evitáveis na pandemia, gasolina a 7 reais, orçamento secreto, corrupção e máfia das fakenews. É medo da verdade”, disse o líder do Cidadania no Senado, Alessandro Vieira (SE).

Para a senadora Eliziane Gama (MA), a conduta agressiva merece punição. “Os atos de violência incentivados pela equipe do presidente da República contra jornalistas exercendo a sua função em Roma são revoltantes. Não podem ser tolerados pela consciência democrática brasileira. Devem ser apurados e seus responsáveis punidos, se devidamente identificados”, afirmou.

A senadora Leila Barros também lamentou o ocorrido. Segundo a parlamentar, desde que o presidente Bolsonaro tomou posse, o Brasil vem presenciando cenas de desrespeito e violência contra jornalistas. “É vergonhoso e digno de repúdio que um homem público aja dessa forma, e mais reprovável ainda quando os ataques partem da maior autoridade de um país. Esse absurdo não pode continuar sendo rotina. A justiça tem que dar uma resposta dura aos responsáveis por tamanha agressividade”, sustentou.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!