Rosângela Bittar: Com otimismo

Dificuldades e desgraças costumam ocorrer às vésperas de grandes mudanças

O fim dos trabalhos da CPI da Covid demonstra a vitalidade do poder Legislativo e coincide, acidentalmente, com a despedida desta colunista dos leitores do Estadão, o que faço agora. Os dois registros são apenas coincidência. Comecemos pelo importante resultado das investigações dos senadores. Estão apontando, com clareza, a culpa original pela proporção do desastre brasileiro no enfrentamento da pandemia: uma combinação de ignorância e perversidade do presidente Jair Bolsonaro.

Tal comportamento teria custado mais do que as 600 mil vidas perdidas até agora não fosse a reação firme de duas instituições. Primeiro, e desde sempre, o Supremo Tribunal Federal, que com suas decisões impôs limites ao desvario do presidente da República. Segundo, a entrada em cena da CPI do Senado, que utilizou os seus instrumentos especiais para localizar, medir e denunciar o responsável.

A ignorância, mais que tudo – e nesse tudo há, além da perversidade, o voluntarismo e o reacionarismo –, foi o fator determinante nas ações e omissões do presidente. Em Bolsonaro a CPI identificou a autoria de dezenas de crimes a serem denunciados e processados. A culpa política, no entanto, persistirá, impune, até que falem as urnas.

O presidente jamais recorreu à inteligência universitária ou à elite científica, como fizeram todos os países devastados pela pandemia. Bolsonaro contribuiu para aumentar a letalidade da doença. A pretexto de privilegiar a economia, boicotou medidas de proteção, ironizando quem se preservou e quem morreu. Sem planos para se contrapor aos que tentou anular, apenas buscou aplausos dos que aceitam suas doses diárias de grosserias. A crueldade, nele, assumiu diferentes formas. A ignorância, no entanto, se sobrepôs a tudo. Transcendeu.

Ao investigar os crimes do presidente a CPI esbarrou em verdadeiros achados, muitos deles entrelaçados ao governo sob investigação. Descobriu histórias macabras, como a da Prevent Senior; revelou o modelo de operação da corrupção com a marca governo Bolsonaro; radiografou a primária gestão Eduardo Pazuello no Ministério da Saúde; apontou a experiência genocida de Manaus.

Já o STF, com decisões pontuais e movido pelo clamor da sociedade e pujança da imprensa, impôs, ao longo da investigação, sua autoridade constitucional. Desfez a conspiração presidencial contra o isolamento social. Determinou a elaboração de um plano nacional de imunização, deixando ao presidente da República o troféu vergonhoso de promotor de aglomerações e negacionista da vacina. Decisões do Supremo permitiram o orçamento de guerra e facilitaram a aprovação de medidas provisórias, estendendo a mão também ao Executivo.

A justiça virou bode expiatório, é verdade, porque, além da pandemia, representou a sociedade ofendida e humilhada em outras investigações que inibiram o golpismo do governo. Sejam as fake news, os atos antidemocráticos, a ameaça de cancelar as eleições e descumprir decisões judiciais.

Dificuldades e desgraças, como as reveladas na CPI e combatidas pelo STF, costumam ocorrer às vésperas de grandes mudanças. As eleições operam prodígios, substituindo por otimismo os recentes tempos de dor e tristeza.

Durante os últimos dois anos, fontes de diferentes tendências partilharam informações e qualificaram esta coluna de análise política que agora deixo por imposição de outras prioridades pessoais. Sou grata aos jornalistas João Caminoto e Antonio Carlos Pereira, que me proporcionaram a volta a esta casa, onde comecei minha vida profissional. E, assim, ao completar, com este ciclo extra, 53 anos nesta extraordinária profissão de jornalista. Os leitores e fontes me farão mais falta do que eu a eles.

PS. Mais uma coincidência a registrar: Despeço-me no momento em que o Estadão passa por mudanças gráficas, prazer que só vou experimentar como leitora. Que seja um sucesso. (O Estado de S. Paulo – 13/10/2021)

ROSÂNGELA BITTAR, COLUNISTA DO ‘ESTADÃO’ E ANALISTA DE ASSUNTOS POLÍTICOS

Leia também

O padrão a ser buscado

É preciso ampliar e replicar o sucesso das escolas...

Parados no tempo

Não avançaremos se a lógica política continuar a ser...

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

Vamos valorizar a sociedade civil

Os recentes cortes promovidos pelo Governo Federal, atingindo em...

Petrobrás na contramão do futuro do planeta

Na contramão do compromisso firmado pelo Brasil na COP...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!