Senador justifica convocação porque o então ministro da Casa Civil coordenava as ações de vários ministérios por meio do Gabinete de Crise que deveria atuar no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Foto: Pedro França/Agência Senado)
O líder do Cidadania no Senado, Alessandro Vieira (SE), protocolou nesta terça-feira (03) novo requerimento de convocação do general e ministro da Defesa Braga Netto, ex-titular da Casa Civil da Presidência da República, para depor na CPI da Pandemia.
“Não se pode sequer conjecturar a hipótese de deixar de convocar determinado cidadão apenas por pertencer às Forças Armadas (…), mormente quando desempenha tarefas no campo eminentemente civil”, diz o texto do requerimento.
Segundo o presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Antonio Barra Torres, Braga Netto teria convocado e conduzido encontro, no ano passado, em que foi discutida a edição de um decreto presidencial para mudar a bula da cloroquina.
O objetivo, segundo Alessandro Vieira, é deixar claro no pedido que o então ministro da Casa Civil coordenava as ações de vários ministérios que deveriam atuar no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.
“Se esse cidadão não precisa ser ouvido numa CPI que investiga ações e omissões do governo federal, tenho dúvida de quem precisa”, disse o parlamentar.
Braga Netto, se a CPI aceitar a convocação, terá que responder, entre outras questões, a acusação de “inércia e negligência na coordenação de Gabinete de Crise para articular e monitorar ações interministeriais de enfrentamento ao coronavírus”. (Com informações da assessoria do parlamentar)