Eliziane Gama rebate Osmar Terra sobre lockdown e destaca redução de mortes por Covid-19 no Maranhão

Senadora diz que ‘medidas rigorosas de controle e restrição’ adotadas no estado ‘foram mais do que adequadas’ (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

A líder do bloco parlamentar Senado Independente, Eliziane Gama (Cidadania-MA), destacou o índice reduzido de mortes no Maranhão em consequência da Covid-19 ao confrontar, nesta terça-feira (22), as declarações do deputado Osmar Terra (MDB-RS) à CPI da Pandemia contra o lockdown e outras medidas de isolamento recomendadas pela ciência para conter a contaminação do coronavírus no País.

“O meu estado, o Maranhão, foi o primeiro a adotar o lockdown. Hoje, os dados comprovam que as medidas rigorosas de controle e restrição que foram adotadas pelo governo maranhense foram mais do que acertadas”, disse a senadora.

A parlamentar informou que as ações contribuíram para que o estado “tenha atualmente o menor número de mortes e de taxa de  contaminação  por habitantes do Brasil”.

Influência negacionista

Eliziane Gama criticou Terra, médico e ex-secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, por exercer  influência negacionista junto ao presidente Jair Bolsonaro em assuntos ligados à pandemia.

“Pergunto ao senhor sobre a questão do gabinete das sombras [ou paralelo]. Por que isso não se obedeceu o princípio da administração pública que é a transparência?”, indagou.

Terra  minimizou, negou ter contato com integrantes do chamado “Grupo de Médicos pela Vida”, mas declarou  que  sua participação em reuniões no Palácio do Planalto são episódicas.

“Converso [com Bolsonaro] de vez em quando. E se  ele concorda com alguma coisa que eu falo, o que eu posso fazer?”, respondeu.

Mas vídeos veiculados pelo relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), comprovaram que o ‘aconselhamento’ não é eventual.  Os integrantes da comissão assistiram a um Bolsonaro “ventríloquo”, repetindo as teses defendidas por Terra contra o isolamento, por exemplo.

Mudança em bula

Osmar Terra negou ainda a Eliziane Gama que tenha participado da reunião com Nise Yamaguchi, no Palácio do Planalto, que tentou mudar a  bula da hidroxiclorquina para que o medicamento fosse aplicado no tratamento precoce de pacientes contra a Covid-19. (Assessoria da parlamentar)

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!