‘O xingamento do presidente da República à jornalista é mais um ataque à democracia e à imprensa brasileira’, afirma a senadora (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
A líder do bloco parlamentar Senado Independente, Eliziane Gama (Cidadania-MA), manifestou nesta quarta-feira (02) solidariedade à jornalista Daniela Lima, da CNN, que foi chamada de “quadrúpede” pelo presidente Bolsonaro.
“O xingamento do presidente da República à jornalista é mais um ataque à democracia e à imprensa brasileira”, repudiou a parlamentar, antes do depoimento da médica infectologista Luana Araújo na CPI da Pandemia.
Eliziane Gama lamentou que os ataques de Bolsonaro tenham contribuído para colocar o Brasil na 107ª posição dos países que mais desrespeitam a liberdade de imprensa no mundo.
Levantamento da ONG Repórteres Sem Fronteiras constatou que o presidente e os filhos fizeram 469 ataques a jornalistas e veículos de imprensa em 2020.
Segundo a ONG, ao todo foram feitos 508 ataques de autoridades públicas à imprensa no País. O levantamento informa ainda que as jornalistas mulheres foram as que mais sofreram ataques pessoais. Foram 34, entre ofensas, ameaça judicial, descredibilidade e até impedimento de cobertura. Contra jornalistas homens, foram 29 ataques pessoais.
“Lamentavelmente, grande parte desses ataques foi desferida contra as mulheres jornalistas”, acrescentou Eliziane Gama. (Assessoria da parlamentar)