Senadora do MDB diz que primeiro estado a ser visitado será Pernambuco. Lula e Bolsonaro fazem frequentes visitas à região, que tem segundo maior eleitorado do país (Foto: Kevin Lima/G1)
A senadora Simone Tebet (MDB-MS) escolheu o Nordeste como a região pela qual iniciará o roteiro de viagens da pré-campanha na condição de pré-candidata da chamada “terceira via”, que reúne MDB, PSDB e Cidadania.
A região é alvo de frequentes visitas dos adversários Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), que lideram as pesquisas de intenção de voto. Lula esteve em três estados nordestinos no último fim de semana (Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe). Bolsonaro fez um tour parecido em fevereiro, quando esteve no Ceará, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte.
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referentes às eleições de 2020 mostram que o Nordeste tem 40,6 milhões de eleitores, o que corresponde a 27% do total do país, atrás somente do Sudeste, que soma 64,7 milhões de eleitores (42,9%).
De acordo com a mais recente pesquisa do instituto Datafolha, Simone Tebet não pontua na região Nordeste. Segundo a pesquisa, Lula acumula 62% na região e Bolsonaro, 17%.
“O primeiro passo é ir ao Nordeste. O primeiro estado que estaremos visitando é Pernambuco. Queremos começar e intensificar, fazer dois ou três estados por fim de semana em breve. Enquanto isso, deixo isso os presidentes dos partidos costurando alianças com os outros presidentes de partidos e pré-candidatos”, explicou Simone Tebet ao final de um evento com representantes da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Brasília.
Segundo a senadora, é preciso aproveitar o fato de, segundo as pesquisas, ainda ser desconhecida e ter baixa taxa de rejeição.
“Só tenho que acertar no sentido da estrutura da campanha e na rapidez porque agora temos pressa de percorrer o Brasil”, afirmou.
Candidato a vice
Questionada sobre a indefinição do candidato a vice-presidente em sua chapa, a pré-candidata afirmou que ainda é cedo para anunciar.
No acordo que possibilitou a formalização do apoio do PSDB à Simone, os tucanos reivindicaram um espaço na chapa com a candidatura a vice. O mais cotado é o senador Tasso Jereissati (CE). O presidente do partido, Bruno Araújo, no entanto, avalia que há outros nomes que podem ser colocados na discussão antes de o PSDB oficializar a indicação.
Segundo Simone Tebet, o acordo já está costurado e encaminhado.
“Vamos dar o tempo certo e estratégico da campanha. Na hora em que o conselho político [formado pelos presidentes das três siglas] entender que é o momento de anunciar, isso vai ser feito. Enquanto isso, vou percorrer o Brasil”, disse.
(G1 – 22/06/2022)