Nota oficial – 59 anos do golpe: sociedade não pode normalizar a extrema direita

Nota oficial

59 anos do golpe: sociedade não pode normalizar a extrema-direita

Dia 31 de março de 2023, 59 anos desde que a sombra do arbítrio baixou sobre o Brasil e instalou uma ditadura, que cerceou as liberdades, perseguiu, torturou e matou brasileiros já sob a custódia do Estado, afrontando os Direitos Humanos e a Constituição.

Graças à vitória do campo democrático, simbolizado na eleição de Lula em outubro de 2022, com o nosso apoio, voltamos a chamar o golpe militar pelo que sempre foi e deixamos de ressaltá-lo em Ordens do Dia das Forças Armadas, tal como já havia sido decretado desde o governo FHC.

Não houve revolução, mas a usurpação do poder civil pelos generais com apoio de parte da sociedade.

É preciso lembrar para não repetir e não corrermos o risco de naturalizar comportamentos e ações políticas que pretendem corroer os estamentos republicanos e democráticos para, conquistando o poder, mais uma vez golpear as instituições.

Ditadura nunca mais, seja a do militarismo de outrora ou a do neofascismo simbolizado por Bolsonaro e pela extrema direita à qual deu voz e voto no Brasil. Bolsonaro em momento algum naturalizou a imprensa livre e a liberdade de opinião no país.

Em memória dos que morreram durante aqueles 21 anos de feroz opressão, saudamos todos os democratas de hoje e de ontem nas pessoas dos militantes históricos do PCB, o antigo partidão, que deu origem ao PPS e ao Cidadania e foi um dos artífices da resistência democrática ao golpe de 1964.

Roberto Freire
Presidente Nacional do Cidadania

Leia também

Alex Manente vai investir firme na educação em São Bernardo

Candidato do Cidadania a prefeito de São Bernardo do...

Em eleição 100% feminina, Elbe Brandão será prefeita de Nova Porteirinha

A ex-deputada estadual Elbe Brandão (Cidadania) bateu outras três...

Cidadania elegeu 16 prefeitos e 131 vereadores em Minas Gerais

No último dia 6 de outubro, o Cidadania elegeu...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!