Fachin destaca importância da participação feminina na Comissão de Transparência nas Eleições do TSE

‘Comissão terá papel fundamental para deixar mais claro o processo eleitoral’, diz Eliziane Gama (Foto: Reprodução/TSE)

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Edson Fachin, destacou, nesta segunda-feira (25), na abertura da sessão da CTE (Comissão de Transparência Eleitoral) a participação feminina no colegiado que é integrado por parlamentares e especialistas em direito eleitoral.

“As senadoras Eliziane Gama e Kátia Abreu; a deputada federal Margarete Coelho; as professoras Luciana Veiga, Rachel Meneguello e Gabriela Tarouco, com suas trajetórias e conhecimentos, engrandecem a CTE. Em nome do TSE, externo a minha gratidão por terem aceitado a incumbência de dedicar vosso tempo e expertise à Comissão, colocando-se a serviço da democracia brasileira em mais esta oportunidade”, disse Fachin.

De acordo com o ministro, ‘a chegada destas eminentes integrantes reforça a compreensão de que a democracia é uma obra que se constrói coletivamente, a muitas mãos, a partir da pluralidade de visões, da convivência harmônica entre diferentes, da circulação de informações de qualidade e da defesa intransigente do Estado democrático de Direito. Que sejam muito bem-vindas as vozes femininas que ora somam-se à Comissão e que a ela hão de agregar inestimáveis contribuições’.

A CTE foi criada no ano passado pelo TSE com o objetivo de ampliar a segurança de todas as etapas de preparação e realização das eleições.

“Na atual conjuntura, em que o chefe do Poder Executivo questiona o processo eficiente e limpo utilizados nas últimas eleições, a comissão terá papel fundamental para deixar mais claro o processo eleitoral, trazendo para as eleições deste ano mais transparência no importante ato democrático que é o voto das pessoas. Espero consigamos afastar críticas insustentáveis e mostrar que as urnas são absolutamente seguranças”, disse Eliziane Gama, em março, ao ser indicada para a CTE pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!