Combate à violência contra a mulher não pode ficar fora das políticas de segurança, diz Eliziane

De acordo com a senadora, ‘falta uma aglutinação de forças do setor público para acabar com essa atrocidade’ (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

A líder da Bancada Feminina no Senado, Eliziane Gama (Cidadania-MA), destacou a importância de um arcabouço de leis para o combate à violência contra a mulher com a aprovação, nesta quarta-feira (23), do PNSPDS – Plano Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher na Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PL 4287/2020), que segue agora para sanção presidencial. A proposta faz parte da pauta prioritária da campanha ‘21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher‘.

“Nós evoluímos em várias outras leis, no verdadeiro arcabouço legal hoje no Brasil, com leis que são fundamentais para trazer o combate à violência contra a mulher e reduzir números que são preocupantes hoje. E esse projeto vem exatamente com esse objetivo, ou seja, a violência contra a mulher passa a ser incluída dentro de um Programa de Política Pública Nacional da Segurança Pública Nacional”, disse a parlamentar.

Ao citar em plenário durante a votação do projeto a estimativa de que 4 mil mulheres são assassinadas por ano no Brasil, Eliziane Gama diz que ‘falta uma aglutinação de forças do setor público para combater essa atrocidade, e que o combate à violência contra a mulher não pode ficar de fora das políticas de segurança pública’.

Aprovada pela Câmara dos Deputados em 2020, o PL 4287/2020 estabelece que a PNSPDS (Lei 13.675/2018) deve ser elaborada em conjunto com órgãos e instâncias estaduais, municipais e do Distrito Federal responsáveis pela rede de prevenção e de atendimento das mulheres em situação de violência. A relatora da matéria no Senado foi Mara Gabrilli (PSDB-SP), que chancelou o texto enviado pelos deputados federais, sem alterações. (Com informações da Agência Senado)

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!