Alessandro Vieira defende fortalecimento da fiscalização e controle de armas e munições

“Não temos sequer a integração de dados entre a Polícia Federal e o Exército Brasileiro”, diz senador (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

O líder do Cidadania no Senado, Alessandro Vieira (SE), manifestou preocupação no plenário, nesta terça-feira (22), com as consequências que o acesso farto a armas de fogo pode gerar no País pelo projeto de lei (PL 3723/2019), que altera o Estatuto do Desarmamento e regula as atividades de colecionador, atirador esportivo e caçador (CAC). A matéria está na pauta de hoje (23) da Comissão de Constituição e Justiça e foi alvo de muitas polêmicas e debates em dezembro do ano passado.

Ao contrário do que argumentam os defensores da proposta, Alessandro Vieira disse que  ‘não corresponde integralmente à verdade’ que o projeto não altera a situação do acesso às armas de fogo no Brasil.

“Pelo contrário, ele cristaliza uma situação de acesso farto a armas e munição e enfraquece os mecanismos de fiscalização e controle”, afirmou o parlamentar que é delegado de política e tem porte de arma.

Para Alessandro Vieira, é preciso compreender que o volume imenso de armas e de munições sem fiscalização adequada, com supressão da obrigatoriedade de marcação, gerou uma dificuldade para a segurança pública que vai ter consequências no futuro.

“Então o que defendo, e acho importante aprofundarmos, é que se garanta o direito daqueles que adquiriram as armas, que não tenham prejuízo financeiro, não é justo que isso aconteça, mas que se fortaleça os mecanismos de fiscalização e controle. Hoje, nós não temos sequer a integração de dados entre a Polícia Federal e o Exército Brasileiro”, lembrou o senador.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!