Freire: pesquisa hoje é retrato do momento e Lula e Bolsonaro são volta ao passado

Em live do curso Jornada Cidadã, presidente do Cidadania defende candidatura com olhar para a nova economia – mais aberta, sustentável e baseada no conhecimento – e que resolva problemas do passado, como desigualdade e desemprego

Na live de encerramento do curso Jornada Cidadã, da Fundação Astrojildo Pereira (FAP), o presidente do Cidadania, Roberto Freire, disse que a eleição de 2022 será crucial para definir os rumos do país e sua inserção no século XXI, com problemas como fome, desemprego e desmatamento ainda não resolvidos, e avaliou que a disputa não está definida entre Lula e Bolsonaro, que representam visões de mundo ultrapassadas.

“Não vai se discutir quem será o presidente em 2022, mas quem, como presidente, vai fazer o aggiornamento do Brasil para essa sociedade disruptiva, da internet, da nova economia, do conhecimento, da inteligência artificial, das mudanças climáticas, porque estamos atrasados, perdendo relevância no mundo. E essa discussão não está sendo feita pelos dois principais contendores, o fascista Bolsonaro e o populista Lula”, argumentou.

Freire sustentou que as pesquisas são apenas retrato do momento e que a solução para os problemas atuais e futuros da sociedade brasileira não está ainda personificada em um candidato. Ele citou, de um lado, o viés corporativista da esquerda liderada por Lula, incapaz de compreender o novo mundo do trabalho. E, de outro, a visão econômica de século 19 de Bolsonaro, focada em desmatamento e garimpo na Amazônia.

Quando o potencial brasileiro, apontou, está na preservação e exploração sustentável da floresta e em energias renováveis, por exemplo. Ao observar que, em pleno século 21, o Brasil enfrenta problemas graves que, no século 19, as economias mais desenvolvidas do planeta já tinham começado a resolver, ele citou os 11 milhões de analfabetos e os 100 milhões de brasileiros que vivem sem esgoto tratado.

“E eu não vou resolver nenhum desses problemas com aquilo que era o passado. Temos de pensar não só em resolver os problemas que o próprio futuro oferece, mas também aquilo que é nosso passivo, como o desemprego estrutural. Daí a preocupação de que, em 22, tenhamos capacidade de pensar o Brasil do futuro, que se integre neste mundo globalizado”, disse.

Freire citou os nomes dos pré-candidatos Alessandro Vieira, do Cidadania, Ciro Gomes, João Dória e Sérgio Moro, da “centro-esquerda à direita”, e ponderou que não se sabe hoje nem mesmo quem serão todos os candidatos no primeiro turno, razão pela qual ainda vê o cenário eleitoral em aberto. “Pesquisa hoje é uma foto. E campanha política é filme. Tem muito mais de recall do que de projeção. Não tem cenário determinado entre dois pólos”, pontuou.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!