Vera Magalhães: Três homens e o duelo de uma era

Enquanto os tucanos batem cabeça, e demais postulantes à terceira, quarta ou décima via tentam se posicionar num grid cada vez mais apertado, as atenções do eleitorado, da imprensa e da política se voltam para três personagens das eleições de 2022: Luiz Inácio Lula da Silva, Jair Bolsonaro e Sergio Moro.

Cada um desses pré-candidatos foi protagonista, a sua maneira, dos últimos sete anos da política brasileira, que configuram um período que poderia, grosso modo, ser chamado de Era da Lava-Jato, com tudo o que significou em múltiplos campos.

Moro e Lula foram os antagonistas dessa peleja. O ex-juiz com características de justiceiro dominou a narrativa e a ação no tabuleiro entre 2014 e 2018, mas foi Bolsonaro quem correu por fora e se elegeu na esteira do efeito que a operação provocou na cena política.

Lula experimentou um renascimento nos últimos dois anos, recuperando-se, graças à tragédia que é o governo Bolsonaro e às revelações da Vaza-Jato, bem como ao rearranjo da política tradicional, dos reveses que colhera até 2018 e que tiveram como consequência o encolhimento político do PT em 2016, 2018 e 2020.

As pesquisas indicam que o ex-presidente tem tudo para virar o jogo sobre os dois adversários, talvez ao mesmo tempo, caso o ensaio de candidatura de Moro vingue. Mas como o eleitorado se comportará diante da possibilidade de um confronto direto entre essas figuras?

Isso parece estar em aberto. O ex-juiz e ex-ministro tem se mostrado mais disposto do que parecia a se colocar nessa briga, com as armas de que dispõe, mas também expondo as muitas fragilidades de sua ainda obscura persona política.

Moro parece afoito para mostrar que entende de assuntos que vão além da cantilena do combate à corrupção, seara em que já nadou de braçada, mas de que saiu desgastado pelas decisões recentes do STF e por ter deixado a toga para ser ministro de Bolsonaro, o que passou para uma parcela significativa do eleitorado a ideia de que a Lava-Jato foi o tempo todo uma operação casada para eleger o capitão e encarcerar o favorito do pleito de 2018.

Não estou dizendo que foi isso ou não que aconteceu, mas qual foi a percepção de parcela dos votantes, algo de vital importância na hora de decisão de voto.

Moro se destacou do pelotão de nanicos do voto “nem-nem”, os que não querem nem Lula nem Bolsonaro. Isso se deve a ser o nome mais conhecido entre os colocados para essa vaga.

Acontece que Moro também é o mais odiado entre bolsonaristas e lulistas, e isso, por si só, é uma laje grossa sobre sua cabeça, capaz de lhe conferir um teto baixo demais para levá-lo ao segundo turno.

Num primeiro momento, sua postulação parece ter encantado aqueles antilulistas históricos, que estavam meio a contragosto admitindo até a possibilidade de votar em Lula para derrotar Bolsonaro. Também parece ter sido recebida com alívio em setores do mercado e do empresariado que se decepcionaram com as lambanças do presidente e a capitulação de Paulo Guedes a tudo o que sempre condenou e que agora veem em Moro uma opção de “direita” — para não precisar repetir o voto em Bolsonaro num embate direto com Lula, algo que muitos não confessam de público, mas ainda cogitavam fazer.

Será esse público suficiente para levar Moro ao segundo turno na “vaga” que seria de Bolsonaro, deixando pela primeira vez desde a redemocratização o presidente em exercício fora do segundo turno? Prematuro apostar nisso.

Não porque os demais nomes do centro expandido pareçam, hoje, mais viáveis que o ex-juiz. Mas porque o presidente, no cargo, dispõe de instrumentos poderosos para se colocar no páreo, e Bolsonaro já deixou claro que não terá escrúpulo algum em lançar mão de todos eles, principalmente os capazes de quebrar o país. (O Globo – 24/11/2021)

Leia também

Venezuela caminha do “iliberalismo” para a ditadura

Denúncias de prisões arbitrárias, ameaças, torturas e mesmo a execução de opositores do regime são constantes. A Venezuela vive um caos econômico.

25 de Março: 102 anos do PCB

Foi em 25 de março de 1922 que se...

Caso Robinho

Em janeiro de 2023, após anos julgamento e sem...

O golpe da democracia

O único gesto de enfrentamento da questão militar foi a criação do Ministério da Defesa, pelo presidente Fernando Henrique.

Luiz Corvo: Caos Institucional versus Ordem e Progresso

Luiz Corvo, advogadoDiarreia Legiferante gera insegurança jurídica e impede...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!