Obstrução de Justiça: PGR tem de investigar se Guedes e Fábio Faria deram fuga a Olavo de Carvalho, cobra Freire

Guru bolsonarista iria depor em inquérito da Polícia Federal e deixou país às pressas após ser intimado; suspeita foi levantada pela jornalista Daniela Abade

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, cobrou neste sábado (20) que a Força Aérea Brasileira (FAB) e os ministro Fábio Faria (Comunicações) e Paulo Guedes (Economia) informem se uma aeronave do governo deu fuga do país ao guru bolsonarista Olavo de Carvalho. Ele também pediu que a Procuradoria-Geral da República (PGR) e o Congresso apurem o caso.

“O nome disso é obstrução de Justiça e teria envolvido o alto escalão do governo. Quem deveria zelar pela aplicação da lei agiu, a julgar por essa apuração preliminar, para frustrar o trabalho da polícia”, avaliou Freire.

Olavo é investigado em um inquérito da Polícia Federal que apura ataques de uma milícia digital especializada em fakes news e teorias conspiratórias contra a democracia e as instituições.

Em uma série de tuítes, a jornalista Daniela Abade levanta indícios de que a estrutura pública teria sido usada para impedir que o autointitulado filósofo depusesse à PF. Ele, que estava em tratamento médico em um hospital no Brasil, foi intimado no último dia 9 e retornou aos Estados Unidos, onde mora, às pressas.

O avião da FAB, um Legacy, prefixo VC99B, teria servido a Guedes numa viagem a São Paulo, onde estava Olavo de Carvalho, e, posteriormente, a Fábio Faria, que cumpria agenda em Nova York.

“O avião pousou no aeroporto Mac Arthur, de Long Island. Esse é um aeroporto doméstico,  desconhecido. Os 3 principais aeroportos de NY são JFK, Newark e La Guardia. Esse avião no dia seguinte estava no aeroporto JFK p/ servir ao Ministro das Comunicações. Por que pousar num aeroporto pouquíssimo movimentado? Por que esse voo não foi registrado?”, questionou a jornalista.

“O trabalho de jornalismo investigativo da Daniela Abade merece toda atenção do Congresso e da PGR pela gravidade do ocorrido, com a fuga de um processado do país em avião da FAB a serviço de ministro do governo Bolsonaro. Denúncia gravíssima. Necessária plena investigação”, reiterou o presidente do Cidadania.

Leia a história toda direto no Twitter da jornalista Daniela Abade:

https://twitter.com/_danielaabade/status/1462096207036231690?s=21

Ou clique no link abaixo para ver os tuítes compilados:

https://threadreaderapp.com/thread/1462096207036231690.html

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment