Para a senadora, consórcio nacional de imprensa ‘teve um papel fundamental no Brasil em relação à comunicação’ da doença (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) apresentou, nesta terça-feira (26), requerimento de ‘voto de aplauso’ à mídia e aos profissionais de comunicação pela cobertura da pandemia de Covid-19. Integrante da bancada feminina na CPI da Pandemia, a parlamentar considerou fundamental a atuação dos órgãos de imprensa na cobertura da maior crise sanitária da história do Brasil.
“O requerimento é para o plenário do Senado Federal, mas eu pediria que o senador Renan Calheiros [MDB-AL] pudesse consignar ainda no seu relatório, porque julgo um voto muito importante de aplauso à mídia nacional, sobretudo ao consórcio nacional de imprensa, que teve um papel fundamental no Brasil em relação à comunicação”, disse.
O pedido foi atacado por Renan e incorporado ao relatório final da CPI da Pandemia.
Para senadora, as informações da mídia brasileira deram ‘uma referência para várias políticas restritivas em relação à locomoção’.
“Isso foi fundamental para redução da quantidade de mortes, muito embora a gente saiba que esse número poderia ter sido bem menor se a ação do governo federal fosse diferente. O trabalho da mídia foi fundamental nesse sentido”, afirmou Eliziane Gama.