Eliziane Gama destaca importância das novas regras eleitorais para aumentar igualdade de gênero

Senadora diz que nova regra constitucional vai estimular a participação de populações minoritárias nos pleitos e afastar o risco das chamadas candidaturas laranjas (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) disse que as mudanças nas regras das eleições de 2022 com a promulgação nesta terça-feira (28), da PEC 28/2021 vai incentivar a igualdade de gênero, estimular a participação de populações minoritárias nos pleitos e afastar o risco das chamadas candidaturas laranjas.

“As candidaturas das mulheres com a segurança da contagem em dobro para fins de fundo eleitoral e fundo partidário será fundamental para a ampliação dos espaços de poder da mulher brasileira”, avaliou a parlamentar, nesta terça-feira (28), durante a cerimônia de assinatura da emenda no plenário do Senado.

Dentre as novidades da nova regra constitucional estão o incentivo às candidaturas de negros e mulheres e a alteração na data de posse do presidente da República e dos governadores.

De acordo com a emenda, os votos dados a mulheres e pessoas negras serão contados em dobro para efeito da distribuição dos recursos dos fundos partidário e eleitoral nas eleições de 2022 a 2030.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment