Leila Barros e Eliziane Gama criticam comportamento antidemocrático de Bolsonaro

Eliziane Gama defende ‘punição exemplar’ para quem não obedece a Constituição e Leila Barros lamenta que o presidente tenha ‘abdicado de procurar soluções para os problemas do País’ (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

As senadoras Leila Barros (Cidadania-DF) e Eliziane Gama (Cidadania-MA) criticaram o presidente Jair Bolsonaro nas manifestações políticas, em Brasília e em São Paulo, nesta terça-feira (7), nos atos convocados em defesa de seu governo no Dia da Independência. Bolsonaro voltou a questionar a confiabilidade das eleições em urnas eletrônicas e afirmou que não vai obedecer determinações judiciais do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes.

“Com suas falas golpistas, Bolsonaro colocou o impeachment na ordem do dia. Só nas manifestações de hoje [7 de setembro ]cometeu 5 crimes de responsabilidade e mostrou seu desrespeito total à Constituição”, disse Eliziane Gama.

A senadora defendeu ainda na rede social ‘punição exemplar’ para quem não obedece a Constituição.

“Quando um presidente se recusa a obedecer uma decisão judicial é porque não obedece mais a Constituição Federal, é porque já se transformou num ditador. E quem não cumpre a lei, deve ser exemplarmente punido”, afirmou.

“Numa manifestação golpista, com faixas em inglês e claramente financiada, o presidente se mostra contra a Constituição e a democracia que o elegeu”, completou Eliziane Gama, ao reforçar a acusação.

Para a senadora Leila Barros, a crise político-institucional se agravou neste 7 de Setembro.

“Lamentavelmente, o presidente da República tem abdicado de procurar soluções para os problemas do país e ele próprio passou a ser um gerador de problemas e turbulências. Hoje, em pronunciamentos públicos em Brasília e em São Paulo, ele voltou a se comportar de forma antidemocrática e incendiária. Enquanto o presidente utiliza o dinheiro público e a estrutura do governo federal para atacar instituições e fazer campanha política indevida, a crise sanitária persiste, a inflação dispara, o poder aquisitivo das famílias desmancha, o desemprego continua provocando sofrimento”, afirmou.

A parlamentar também disse que a ‘corrupção dá sinais de ter voltado a ocupar a máquina pública’, e que  a ‘cultura se transformou em uma arma ideológica’ no governo Bolsonaro.

“E o resto do mundo nos olha com temor de que ocorra por aqui um retrocesso democrático. O Brasil não pode continuar refém dessa situação absurda, insensata e surreal”, postou no Twitter.

Defesa do impeachment

O líder do Cidadania no Senado, Alessandro Vieira (SE), também criticou na rede social a postura golpista de Bolsonaro nos atos de 7 de Setembro e disse que o destino do presidente deve ser seu impeachment (veja aqui).

“Não é preciso aguardar o fim do dia para apontar que Bolsonaro é um criminoso golpista, que manipula a massa para esconder rachadinhas, centrão, mansões suspeitas e a incompetência que jogou o Brasil em uma crise sanitária, econômica e social gigante. O impeachment é seu destino”, disse o senador na rede social.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!