Em discurso de despedida do plenário da Câmara, a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC), que será diplomada prefeita de Lages nesta quarta-feira (18), fez uma série de agradecimentos aos seus colegas parlamentares, que lhe ajudaram no trabalho realizado no Congresso Nacional, e falou de sua nossa missão como administrada de um dos maiores municípios de Santa Catarina.
“Sigo agora para uma missão. Tenho essa missão porque, a cada vez que eu retornava para a minha cidade, a demanda dos lageanos e dos serranos era: “Tu voltas? Tu vens para casa?”. Agora eu vou cuidar dos meus, assim como procurei cuidar, com muita responsabilidade e muita dedicação, de tudo aquilo que neste Plenário ou nas Comissões foram temas”, afirmou Carmen.
Ela ainda destacou que a Câmara é uma Casa que tem uma grande responsabilidade: a responsabilidade de legislar, sempre pensando no bem coletivo, sempre pensando nos Estados e nos Municípios, porque é nos Estados e nos Municípios que as coisas acontecem.
Em seu pronunciamento, Carmen também ressaltou que o Estado de Santa Catarina é um Estado desenvolvido, mas que também enfrenta desafios. “Lamentavelmente, o meu município de Lages e a Região Serrana ainda não têm o desenvolvimento que o Estado de Santa Catarina tem. De 172 mil lageanos e lageanas, 40% dependem de algum auxílio governamental. Nós ainda temos casas de chão batido, casas sem as mínimas condições, como saneamento básico ou um sanitário adequado”, pontuou.
De acordo com a futura prefeita, seu desafio a partir do dia 1º de janeiro será gigantesco. “Mas tenho certeza absoluta de que vamos cumpri-lo, com fé em Deus, com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, com o apoio dos Ministérios. Continuarei, sim, batendo de porta em porta de cada um dos Ministérios, porque só reduzimos as desigualdades com projetos de qualidade e buscando os recursos necessários”.
No discurso, Carmem agradeceu a todos os colegas e disse sair da Câmara com a sensação do dever cumprido. “Saio com saudade, mas com a firme determinação de que, ajudando o povo de Lages, vamos ajudar o nosso Estado de Santa Catarina e o Brasil. Em Lages nós temos o menor IDEB. Estamos com o IDEB mais baixo do que a média nacional. Para dar um exemplo, temos 280 crianças há mais de 2 anos num salão de igreja, porque não têm o seu centro de educação infantil. Então os nossos desafios são muitos. Aqui eu só tenho a agradecer”, disse Carmen Zanotto ao finalizar seu pronunciamento e receber cumprimentos e elogios de diversos colegas deputados.