Cidadania cria grupo para organizar participação do partido na COP 30

A Executiva Nacional do Cidadania aprovou a criação de um grupo que vai organizar a participação e propostas do partido para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém (PA), em novembro de 2025. O grupo será coordenado pelo deputado federal Amon Mandel (Cidadania-AM), pelo ex-deputado federal e presidente do partido no Pará, Arnaldo Jordy, e pela ex-deputada estadual e presidente do Cidadania em Roraima, Lenir Rodrigues.

De acordo com estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é esperado um fluxo de mais de 40 mil visitantes durante os principais dias da Conferência. Deste total, aproximadamente sete mil compõem a chamada “família COP”, formada pelas equipes da ONU e delegações de países membros.

A COP30 representa uma oportunidade histórica para o Brasil reafirmar seu papel de liderança nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade global. O evento permitirá ao país demonstrar seus esforços em áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono, além de reforçar sua atuação histórica em processos multilaterais, como na Eco-92 e na Rio+20.

O Cidadania tem grandes contribuições nessa área. É de autoria do partido a Lei 14.119/2021 que criou a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais (PNPSA). Ela é originada da proposta (PL 5.028/2019), de autoria dos ex-deputados Rubens Bueno (Cidadania-PR) e Arnaldo Jordy (Cidadania-PA). O projeto também contou com grande contribuição, em sua formulação, do deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP). A lei determina a remuneração dos proprietários de terras pela conservação de áreas de preservação, com prioridade aos agricultores familiares, às comunidades tradicionais e os povos indígenas.

Leia também

Presidentes regionais do Cidadania destacam necessidade do partido se reforçar para 2026

Com a presença expressiva de presidentes regionais do Cidadania...

Alex cobra explicações sobre violência contra gestantes no Hospital da Mulher de São Bernardo

Há relatos de práticas que, se confirmadas, configurariam violação...

Amom Mandel assina PEC da escala 6×1, mas vai propor alterações

Após analisar uma série de estudos que encomendou sobre...

Em título póstumo, Sérgio Arouca é Honoris Causa da Unicamp

Médico, pesquisador e um dos criadores do SUS, homenageado...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!