A pedido de Leila Barros, Congresso fará sessão pelo Dia da Eliminação da Violência Contra a Mulher na quinta-feira

A data faz homenagem às irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas por se oporem à ditadura de Rafael Leónidas Trujillo na República Dominicana (Foto: Reprodução/Internet)

O Congresso Nacional realizará sessão solene na próxima quinta-feira (25) para lembrar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher. A sessão será às 10h, de forma remota.

A iniciativa é das senadoras Leila Barros (Cidadania-DF), que comanda a Procuradoria Especial da Mulher do Senado, Simone Tebet (MDB-MS), líder da bancada feminina, e das deputadas Celina Leão (PP-DF), coordenadora da Secretaria da Mulher na Câmara, e Tereza Nelma (PSDB-AL), coordenadora-adjunta da Secretaria da Mulher.

O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1999 e é celebrado anualmente no dia 25 de novembro. A data faz homenagem às irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas por se oporem à ditadura de Rafael Leónidas Trujillo na República Dominicana. A comemoração tem como objetivo alertar e erradicar os casos de violência contra as mulheres no mundo todo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a definição de violência contra a mulher é todo ato de violência baseado no gênero que tem como resultado o dano físico, sexual e psicológico, incluindo ameaças, coerção e privação arbitrária da liberdade, seja na vida pública seja na vida privada. (Agência Senado)

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!