Marcus André Melo: Marginais no poder?

Como atores nas franjas do sistema tornam-se protagonistas em democracias

Como partidos (movimentos) nas franjas do sistema político tornam-se atores centrais? Na atual onda populista, a tendência é acompanhada de um processo de destruição criadora pela qual agremiações longevas são eclipsadas pelos novos entrantes. Veja, entre outros, a Front National (agora RN) e o virtual desaparecimento do PS francês; os Verdes e o declínio do SPD alemão; ou o M5S ou Lega na Itália, após o colapso de seu sistema partidário.

Esses partidos comportam-se inicialmente como startups monotemáticas focando as migrações, União Europeia, e meio ambiente que são ortogonais à dimensão redistributiva que vertebra o sistema político durante décadas, ancorada em questões como distribuição de renda e emprego. Na Europa, foram criados 110 partidos deste tipo entre 1960 e 2010, e muitos surgiram depois. Em 18 países, 25% deles ultrapassaram o limiar de 5% do eleitorado.

Eles tornam-se competitivos porque introduzem novas dimensões da competição política em conjunturas críticas após choques, como mostram De Vries e Holbot; os partidos dominantes reagem aos novos temas absorvendo-os ou rechaçando-os. Muitos falham. Os principais perdedores têm sido os partidos socialistas e social-democratas. O choque da dupla crise econômica e migratória a partir de 2010 foi o divisor de águas.

Os principais ganhadores foram os partidos radicais à direita e à esquerda, embora sua taxa de sobrevivência seja baixa: a grande maioria malogra. Mas são considerados tóxicos pelos partidos estabelecidos e só raramente logram participar de coalizões de governo (caso de Salvini hoje). A falta de experiência no poder e ausência de quadros explica o desempenho pífio quando chegam lá.

Na América Latina, o choque chegou na forma de fim do boom de commodities e da exposição brutal da corrupção. Os casos do Peru e do Brasil são extremos (há aqui também um elo comum: a Odebrecht). A corrupção torna-se a nova dimensão estruturante da disputa política juntamente com segurança pública e costumes, que deslocou a dimensão redistributiva que vertebrara a disputa política por décadas. O colapso de sistema partidário pouco institucionalizado (Brasil) ou quase inexistente (Peru) baixou o sarrafo para a entrada de outsiders.

A devastação causada pela pandemia trouxe de volta às questões redistributivas, mas surge uma nova dimensão: democracia x autoritarismo. A disputa torna-se trágica e multidimensional: redistribuição, democracia, corrupção. No Peru, a corrupção avassaladora sob Fujimori foi o foco de Castillo, do partido marxista-leninista-mariateguista Peru Libre, deslocando o tema da ameaça autoritária que também lhe afetava frontalmente. (Folha de S. Paulo – 21/06/2021)

Marcus André Melo, orofessor da Universidade Federal de Pernambuco e ex-professor visitante do MIT e da Universidade Yale (EUA)

Leia também

O padrão a ser buscado

É preciso ampliar e replicar o sucesso das escolas...

Parados no tempo

Não avançaremos se a lógica política continuar a ser...

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

Vamos valorizar a sociedade civil

Os recentes cortes promovidos pelo Governo Federal, atingindo em...

Petrobrás na contramão do futuro do planeta

Na contramão do compromisso firmado pelo Brasil na COP...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!