George Gurgel de Oliveira: A reunião do G7, a pandemia e o imperativo da sustentabilidade

Estamos vivendo uma situação mundial de crises econômicas, sociais e ambientais, a exemplo da crise climática, do aumento da fome, do desemprego e da falta de vacinas para as populações e países pobres do planeta, inclusive no Brasil, entre outras tragédias já no segundo ano de pandemia.

A pandemia colocou em evidência a insustentabilidade econômica, social e ambiental da sociedade contemporânea, herdeira da revolução industrial e urbana do século XVIII, aos olhos de hoje insustentável.

A partir dos anos 60, do século XX, coloca-se como nunca o imperativo de defesa e ampliação da democracia como caminho de novas relações políticas, econômicas e sociais em defesa da vida e da preservação do meio ambiente. A possibilidade desta construção alternativa ao capitalismo e a própria experiência do socialismo real, valorizando a democracia, continua nos desafiando neste século XXI, em plena pandemia, desnudando as fragilidades dos nossos sistemas político, econômico e social no Brasil e no mundo.

O confinamento social está nos proporcionando uma necessária reflexão individual e coletiva da sociedade brasileira e de toda a humanidade. Sob qual perspectiva nos colocamos durante a pandemia e a pós-pandemia? O que temos a dizer como sociedade brasileira e mundial?

Neste contexto é que devemos avaliar a recente reunião dos países mais desenvolvidos, o chamado Grupo do 7 (G7), no último 11, na Inglaterra, e os impactos das deliberações e declarações do G7 antes, durante e depois da reunião e os seus desdobramentos no cenário político e econômico mundial.

O Grupo dos Sete (G7) é o grupo dos países mais industrializados do mundo: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. Ainda com a representação da União Européia. Foi fundado em 1975 e faz reuniões anuais para discutir as questões urgentes do cenário internacional. Na agenda da sua última reunião predominaram as questões relacionadas a mudanças climáticas, ameaças à democracia, recuperação da economia mundial e a própria pandemia. Ainda como fato político importante destaque-se a iniciativa dos EUA e da União Européia de um possível realinhamento com a China e a Rússia, apesar de uma posição critica do G7 em relação a estes países.

A pandemia e seus impactos econômicos, sociais e ambientais tomou conta da agenda da reunião. Antes do evento, houve uma importante declaração dos ministros de finanças do G7 se comprometendo com o aumento da cobrança de impostos das empresas multinacionais, nos países onde funcionam, no valor de 15% a serem investidos em Programas Sustentáveis nos próprios países onde funcionam essas empresas multinacionais.

A reaproximação com a China e a Rússia, particularmente dos EUA, neste início de Governo Biden, foi outro fato político a ser destacado dessa reunião. No caso concreto da Rússia, o encontro em Genebra, posterior à reunião do G7, já teve desdobramentos positivos: a volta à normalidade nas relações diplomáticas entre os dois países e das respectivas embaixadas em Moscou e em Washington. As relações China e EUA continuam e devem continuar conflitantes em razão das disputas em torno da hegemonia econômica mundial. As discussões da última reunião do G7 vão continuar a repercutir e pautar os cenários político, econômico e social nos planos nacional e internacional.

A pandemia, já no segundo ano, vem acelerando mudanças no mundo do trabalho e da cultura, em toda a parte. A vida em home office já está proporcionando mudanças significativas no cotidiano da humanidade. Muitas dessas novas relações vieram para ficar. O isolamento social está nos fazendo pensar e agir de outra maneira, entendendo melhor as nossas limitações e fragilidades individuais e coletivas da sociedade e do mundo em que vivemos, nesse novo normal. Há urgentes demandas cotidianas inadiáveis a favor da cooperação, da solidariedade, da luta pela igualdade, liberdade e fraternidade e as nossas relações com a própria natureza – a casa de toda a humanidade. A realidade grita a favor dos excluídos, nos agride com as contradições econômicas e sociais da sociedade contemporânea, ampliadas desde o início da pandemia.

Nesse contexto, o que o G7 tem a nos dizer sobre esta realidade?

Os desafios da sustentabilidade

A política do espetáculo construída nas redes sociais inauguram novas maneiras de ser e estar na sociedade contemporânea. As fakes news pautam a vida política, econômica, social e ambiental, no dia a dia dos meios de comunicação e do cotidiano das pessoas, a nível mundial e nacional.

As sociedades mundial e nacional estão desafiadas ao enfrentamento dos reais problemas cotidianos, de superação da pandemia e da nossa difícil realidade social e econômica que exclui a maioria da população nos seus espaços de trabalho e moradia das conquistas econômicas e sociais modernas. O cotidiano nas ruas e nas redes sociais apresenta a tragédia social de bilhões de pessoas em todo o planeta, excluídas do direito ao trabalho, alimentação, moradia e saúde-saneamento, educação e mobilidade urbana O futuro da sociedade e da democracia deve ser trabalhado em uma perspectiva sustentável modificando as relações políticas, econômicas e sociais nos planos nacional e internacional, histórica e atualmente insustentáveis.

A tecelagem de uma alternativa democrática às crises política, econômica e social, a nível internacional e de cada sociedade nacional, é o desafio de trabalhar a unidade das forças democráticas, dialogando com a cidadania, com o mundo do trabalho e da cultura no caminho da sustentabilidade política, econômica e social a ser construída.

A pandemia desafia a tudo e a todos. A própria vida. A ciência, como nunca, é imprescindível, frente aos negacionismos e aos populismos tanto de direita quanto de esquerda, que constroem suas realidades paralelas e se retroalimentam. Há espaço para as amplas avenidas da democracia, no caminho de novas relações políticas, econômicas e sociais nos planos nacional e internacional, com mudanças substantivas nas organizações multilaterais a exemplo da ONU, FMI, Banco Mundial, OIT, entre os blocos continentais e regionais já existentes envolvendo países e organizações governamentais e não governamentais, inclusive em relação ao funcionamento do próprio G7, democratizando as relações internacionais em prol desta almejada sustentabilidade mundial.

Assim, as opções entre a democracia e a barbárie continuam postas. A democracia venceu os grandes embates no século XX. É um processo em construção, em vigilância e defesa permanente. A questão democrática se impõe como um valor para as sociedades nacionais e a nível mundial, nas relações estabelecidas entre a própria sociedade e com a natureza.

A pandemia nos impacta e abre caminhos alternativos à realidade atual. As condições materiais, econômicas, sociais e a insustentabilidade da sociedade contemporânea estão na berlinda e podem ser superadas. As sustentabilidades política, econômica e social são processos em curso e em disputa, no dia a dia da sociedade, no cotidiano de cada um de nós. As participações da cidadania e de toda a sociedade são os fundamentos desta sustentabilidade almejada.

São desafios históricos que continuam atuais.

Seremos capazes? (Blog Democracia Política e novo Reformismo – 20/06/2021)

George Gurgel de Oliveira, professor-doutor da Oficina da Cátedra da UNESCO em Sustentabilidade da UFBA

Leia também

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

Lula não tem empatia com o centro conservador

NAS ENTRELINHASExiste um problema de desempenho nos ministérios, mas...

A luz do poeta Joaquim Cardozo na arquitetura de Brasília

NAS ENTRELINHASMuitos arquitetos e engenheiros vieram para Brasília com...

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!