Em nota, Cidadania repudia anistia e ressalta que ataques à democracia não podem ser perdoados

Os membros da Executiva Nacional do Cidadania aprovaram, em reunião na terça-feira (15), nota pública em que repudiam qualquer proposta de anistia aos responsáveis pelos atos golpistas e criminosos ocorridos no final do Governo Bolsonaro e no dia 8 de janeiro de 2023.

No texto, os dirigentes também alertam que o apoio de algum parlamentar com mandato na Câmara dos Deputados para a aprovação do projeto de anistia em tramitação na Casa será considerado rompimento frontal com os princípios e valores do partido.

“Reafirmamos: anistia para golpistas é inaceitável. O perdão a quem atentou contra a democracia e contra a República não é sinal de reconciliação: é cumplicidade. Seguiremos firmes na defesa da Justiça, da liberdade e da Constituição”, ressalta trecho da nota.

NOTA PÚBLICA

O Partido Cidadania vem a público reafirmar, com total firmeza e clareza, seu compromisso inegociável com a democracia, o Estado de Direito e a integridade das instituições da República.

Não aceitaremos, sob nenhum pretexto, qualquer proposta de anistia aos responsáveis pelos atos golpistas e criminosos ocorridos no final do Governo Bolsonaro e no dia 8 de janeiro de 2023. Tais ações representaram um ataque direto à Constituição, ao processo democrático e aos Poderes legalmente constituídos e não podem, em hipótese alguma, ser perdoadas.

O Cidadania repudia veementemente qualquer atitude de seus membros, seja um simples filiado ou um detentor de mandato em qualquer instância, que manifeste apoio, direta ou indiretamente, a esse tipo de proposta. E caso tal apoio parta de algum parlamentar com mandato na Câmara dos Deputados, será considerado rompimento frontal com os princípios e valores do partido.

Reafirmamos: anistia para golpistas é inaceitável. O perdão a quem atentou contra a democracia e contra a República não é sinal de reconciliação. É cumplicidade.

Seguiremos firmes na defesa da Justiça, da liberdade e da Constituição.

Executiva Nacional do Partido

Cidadania 23

Brasília, 15 de abril de 2025.

Leia também

Juventude do Cidadania avalia 5º Encontro Nacional e define próximos passos

Reunião contou com presença da presidência do partido e...

“Não funcionou”, diz presidente do Cidadania sobre federação com PSDB

Por Breno MorenoCidadeverde.comEm entrevista ao Jornal do Piauí, nesta...

Vereador de Camaquã/RS busca projetos que deram certo em outros municípios

Vereador Gabryell Santos participou de evento em Brasília e...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!