Em nota, Cidadania repudia anistia e ressalta que ataques à democracia não podem ser perdoados

Os membros da Executiva Nacional do Cidadania aprovaram, em reunião na terça-feira (15), nota pública em que repudiam qualquer proposta de anistia aos responsáveis pelos atos golpistas e criminosos ocorridos no final do Governo Bolsonaro e no dia 8 de janeiro de 2023.

No texto, os dirigentes também alertam que o apoio de algum parlamentar com mandato na Câmara dos Deputados para a aprovação do projeto de anistia em tramitação na Casa será considerado rompimento frontal com os princípios e valores do partido.

“Reafirmamos: anistia para golpistas é inaceitável. O perdão a quem atentou contra a democracia e contra a República não é sinal de reconciliação: é cumplicidade. Seguiremos firmes na defesa da Justiça, da liberdade e da Constituição”, ressalta trecho da nota.

NOTA PÚBLICA

O Partido Cidadania vem a público reafirmar, com total firmeza e clareza, seu compromisso inegociável com a democracia, o Estado de Direito e a integridade das instituições da República.

Não aceitaremos, sob nenhum pretexto, qualquer proposta de anistia aos responsáveis pelos atos golpistas e criminosos ocorridos no final do Governo Bolsonaro e no dia 8 de janeiro de 2023. Tais ações representaram um ataque direto à Constituição, ao processo democrático e aos Poderes legalmente constituídos e não podem, em hipótese alguma, ser perdoadas.

O Cidadania repudia veementemente qualquer atitude de seus membros, seja um simples filiado ou um detentor de mandato em qualquer instância, que manifeste apoio, direta ou indiretamente, a esse tipo de proposta. E caso tal apoio parta de algum parlamentar com mandato na Câmara dos Deputados, será considerado rompimento frontal com os princípios e valores do partido.

Reafirmamos: anistia para golpistas é inaceitável. O perdão a quem atentou contra a democracia e contra a República não é sinal de reconciliação. É cumplicidade.

Seguiremos firmes na defesa da Justiça, da liberdade e da Constituição.

Executiva Nacional do Partido

Cidadania 23

Brasília, 15 de abril de 2025.

Leia também

Cidadania abre 5º Encontro Nacional de Jovens Lideranças em Brasília

Evento reúne jovens de todo o Brasil para quatro...

TRE mantém Dr. Leônidas na Alep e reforça legalidade da atuação do Cidadania no processo eleitoral

Decisão reafirma segurança jurídica na composição da bancada estadual O...

Cidadania aprova início de tratativas para federação com o PSB

Executiva Nacional decide por unanimidade abrir diálogo com o...

Renata Bueno lança novo site para fortalecer a conexão entre Brasil e Itália

Renata Bueno, primeira deputada ítalo-brasileira no Parlamento Italiano, acaba...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!