Foi realizado nesta quinta-feira, 7, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a Audiência Pública do Programa Supera II (Construindo Candidaturas PCD). O Cidadania Paraná esteve presente com a Presidente Nacional da Juventude, Geovana Machado, que também representou o deputado estadual Douglas Fabrício.
A audiência teve como objetivo coletar informações, sugestões e contribuições para a proposição de melhorias no que se refere à acessibilidade das pessoas com deficiência no processo eleitoral.
A abertura do evento que foi promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) e pelo Núcleo de Inclusão e Diversidade (NID) foi feito, via vídeo, pelo desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR), que classificou a iniciativa como um “movimento prioritário, referência no Brasil”.
Outro depoimento importante foi realizado por Tiago Ricardo Ferreira, prefeito de Campina do Monte Alegre (SP), que é a primeira pessoa com paralisia cerebral eleita no país. “Quantas pessoas com potencial não estão na política por falta de incentivo?”.
Segundo o presidente do TRE-PR, Sigurd Roberto Bengtsson, “este encontro tem como um dos aspectos preponderantes o de corrigir nossas falhas. Essa pauta (acessibilidade) é uma das mais importantes e relevantes da nossa gestão. Nós queremos aumentar o número de eleitores com deficiência, ter pessoas com deficiência participando como mesário no processo eleitoral e também ativos dentro da vida política em si e junto aos partidos”, reforçou.
Cidadania do Paraná presente!
Já a Presidente Nacional da Juventude do Cidadania, Geovana Machado, indicou que “participar desse evento foi um aprendizado muito grande. O TRE-PR está de parabéns por se preocupar com e colocar como prioridade as PCDs nas eleições, afinal todas e todos tem direito ao voto e de serem votados”, disse.
Machado continuou e destacou a participação do Cidadania no encontro. “Ressalto que isso não é prioridade para um dos principais atores do processo eleitoral, especialmente em termos de candidaturas: os partidos políticos. O CIDADANIA23 foi o ÚNICO partido político a estar presente na audiência ( apesar de todos terem sido convidados) e fazendo sugestões e contribuindo com o debate, o que foi, inclusive, motivo de congratulações por todos que estavam no evento”, apontou.
Geovana, que estava representando o deputado estadual do Cidadania, Douglas Fabrício, também disse que “isso demonstra o quanto há para caminhar em termos de efetivar a cidadania de pessoas com deficiência, mas, ao mesmo tempo, fico muito feliz por estar num partido que se importa com a causa e está preocupado de verdade em apoiar candidaturas PCDs. Isso demonstra que estou no lugar certo”, finalizou.