TRE-PR: Cidadania do Paraná marcou presença na Audiência Pública do Programa Supera II

Foi realizado nesta quinta-feira, 7, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a Audiência Pública do Programa Supera II (Construindo Candidaturas PCD). O Cidadania Paraná esteve presente com a Presidente Nacional da Juventude, Geovana Machado, que também representou o deputado estadual Douglas Fabrício.

A audiência teve como objetivo coletar informações, sugestões e contribuições para a proposição de melhorias no que se refere à acessibilidade das pessoas com deficiência no processo eleitoral.

A abertura do evento que foi promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) e pelo Núcleo de Inclusão e Diversidade (NID) foi feito, via vídeo, pelo desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR), que classificou a iniciativa como um “movimento prioritário, referência no Brasil”.

Outro depoimento importante foi realizado por Tiago Ricardo Ferreira, prefeito de Campina do Monte Alegre (SP), que é a primeira pessoa com paralisia cerebral eleita no país. “Quantas pessoas com potencial não estão na política por falta de incentivo?”.

Segundo o presidente do TRE-PR, Sigurd Roberto Bengtsson, “este encontro tem como um dos aspectos preponderantes o de corrigir nossas falhas. Essa pauta (acessibilidade) é uma das mais importantes e relevantes da nossa gestão. Nós queremos aumentar o número de eleitores com deficiência, ter pessoas com deficiência participando como mesário no processo eleitoral e também ativos dentro da vida política em si e junto aos partidos”, reforçou.

Cidadania do Paraná presente!

Já a Presidente Nacional da Juventude do Cidadania, Geovana Machado, indicou que “participar desse evento foi um aprendizado muito grande. O TRE-PR está de parabéns por se preocupar com e colocar como prioridade as PCDs nas eleições, afinal todas e todos tem direito ao voto e de serem votados”, disse.

Machado continuou e destacou a participação do Cidadania no encontro. “Ressalto que isso não é prioridade para um dos principais atores do processo eleitoral, especialmente em termos de candidaturas: os partidos políticos. O CIDADANIA23 foi o ÚNICO partido político a estar presente na audiência ( apesar de todos terem sido convidados) e fazendo sugestões e contribuindo com o debate, o que foi, inclusive, motivo de congratulações por todos que estavam no evento”, apontou.

Geovana, que estava representando o deputado estadual do Cidadania, Douglas Fabrício, também disse que “isso demonstra o quanto há para caminhar em termos de efetivar a cidadania de pessoas com deficiência, mas, ao mesmo tempo, fico muito feliz por estar num partido que se importa com a causa e está preocupado de verdade em apoiar candidaturas PCDs. Isso demonstra que estou no lugar certo”, finalizou.

Leia também

Cidadania abre 5º Encontro Nacional de Jovens Lideranças em Brasília

Evento reúne jovens de todo o Brasil para quatro...

TRE mantém Dr. Leônidas na Alep e reforça legalidade da atuação do Cidadania no processo eleitoral

Decisão reafirma segurança jurídica na composição da bancada estadual O...

Cidadania aprova início de tratativas para federação com o PSB

Executiva Nacional decide por unanimidade abrir diálogo com o...

Renata Bueno lança novo site para fortalecer a conexão entre Brasil e Itália

Renata Bueno, primeira deputada ítalo-brasileira no Parlamento Italiano, acaba...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!