Nota de Pesar: Luiz Werneck Vianna

É com um sentimento de profunda tristeza que o Cidadania manifesta seu pesar pelo falecimento do sociólogo e cientista político Luiz Werneck Vianna, histórico parceiro de nosso partido na formulação de políticas democráticas para o fortalecimento do Brasil.

Intelectual da mais alta qualidade, sempre teve o entendimento de que a política feita de maneira honesta e transparente e baseada na busca de consensos é o único caminho para o desenvolvimento social e econômico de uma Nação.

Werneck é autor de de grandes clássicos da sociologia brasileira com os livros “Liberalismo e sindicato no Brasil”, de 1976; “A revolução passiva: iberismo e americanismo no Brasil”, de 1997; “A judicialização da política e das relações sociais no Brasil”, 1999; “Democracia e os três poderes no Brasil”, de 2002; e “A modernização sem o moderno, 2011.

Nascido 1938, lecionou em várias universidades brasileiras, dentre as quais a Universidade Federal de Juiz de Fora, a PUC-Rio e a Unicamp. Também foi professor do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), presidiu a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) e foi um dos fundadores do Centro de Estudos Direito e Sociedade (Cedes).

Fica uma lacuna na intelectualidade do país, mas também o ensinamento que o entendimento e a união em torno dos anseios da população são o único caminho para a construção de um país mais forte e justo com todos.

Neste momento de dor, manifestamos nossos profundos sentimentos de pesar à família e aos amigos do nosso querido mestre, que sempre dizia: “A maior trincheira da democracia é a Carta de 1988”.

Comte Bittencourt
Presidente do Cidadania

Leia também

Nota de Pesar: Jorge Rocha

É com muita tristeza que comunicamos o falecimento do...

Giovanni Menegoz: um italianíssimo brasileiríssimo

Eduardo Rocha, Economista, e Ivan Alves Filho, Jornalista e...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!