Nota de Pesar: Jorge Rocha

É com muita tristeza que comunicamos o falecimento do camarada Jorge Rocha Leite ocorrido na manhã desta sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024.

O Cidadania se despede desse valoroso companheiro que deu importantes contribuições para a formação do partido desde os tempos de PCB e PPS e para a redemocratização do Brasil.

Jorge entrou para o partido aos 17 anos atuando pelo movimento estudantil. Matemático de formação, foi professor da rede pública do município de Paulista/PE, onde atuou no movimento sindical, proporcionando sua candidatura a vereador em 1972.

Foi um importante articulador e estrategista político para as vitoriosas campanhas de Roberto Freire a prefeito de Olinda, deputado Estadual, Federal e Senador da República por Pernambuco.

Como Secretário-Geral do velho MDB (partido que abrigava os comunistas durante a clandestinidade), trabalhou para a construção da candidatura de Geraldo Pinho Alves a prefeito de Paulista em 1982 e na sua recondução à vida política após o período de chumbo afastado pelo AI-5. A eleição de Geraldo foi fundamental para fortalecer a frente pela redemocratização liderada por Miguel Arraes, Jarbas Vasconcelos, Roberto Freire, Marco Freire e Fernando Lyra. Jorge Rocha foi dirigente municipal, estadual e nacional do partido em vários períodos.

Amava o carnaval, chegando a ser dirigente do bloco Bacalhau do Batata, um dos mais tradicionais blocos de rua de Olinda, que arrasta a multidão na plena quarta-feira de cinzas.

Jorge se vai exatamente como desejava e contava aos amigos mais próximos: com festa em pleno carnaval. Deixa seis filhos: Jorge Rocha Jr. (49), Welma (47), Eduardo (44), Luan (36), Pedro (18) e Tainá (10).

Expressamos nossos sinceros sentimentos de pesar e solidariedade aos familiares e amigos.

05/06/1950 – 09/02/2024

Leia também

Há 23 anos Mariluz era palco de um crime político

Era inicio de 2001 e duas mortes ganharam repercussão...

Há 23 anos Mariluz era palco de um crime político

Era inicio de 2001 e duas mortes ganharam repercussão...

Amom Mandel lança sua pré-candidatura à Prefeitura de Manaus

Nesta sexta-feira (23), o deputado federal Amom Mandel (Cidadania)...

Arnaldo Jardim defende devolução da MP da Reoneração

O parlamentar alertou ainda sobre o risco nesse momento...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!