Arnaldo Jardim comemora decisão que aumenta o biodiesel na mistura do diesel de 12% para 14% a partir de março

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) irá formalizar nesta terça-feira (19) o aumento da participação do biodiesel na mistura do diesel comercializado nas bombas dos atuais 12% para 14%. A medida será adotada a partir de março de 2024. O deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) considera a decisão um avanço, uma vez que em março deste ano, o CNPE aprovou a elevação da mistura de diesel no biodiesel de 10% para 12%, o que passou a valer logo a partir de 1º de abril e também havia definido que, em 2024, o percentual subiria para 13% e em 2025, atingiria 14%.

Na Câmara dos Deputados Arnaldo Jardim é um dos maiores defensores dos biocombustíveis. Ele entende que a medida vai compatibilizar estratégias para acelerar o processo de descarbonização da matriz de transporte, dentro do plano de transição energética, e promoverá a inclusão social, com geração de emprego e renda.

“O Brasil importa hoje uma grande quantidade de diesel que consome. Nós podemos aumentar porque há uma capacidade ociosa do nosso parque de produção do biodiesel. Ganha o produtor rural, ganha o consumidor e ganha o meio ambiente. Correta a decisão. 14% agora e eu, como relator do projeto de lei do combustível do futuro (PL 4516/2023), vou sacramentar isso também, no parecer, para que o Brasil possa avançar cada vez mais no caminho dos biocombustíveis, da energia renovável”, explicou Arnaldo Jardim.

Leia também

Marcos Felipi reforça compromisso com avanço do saneamento em Porto Alegre

Câmara de Porto Alegre aprovou, na madrugada desta quinta-feira,...

Gestão do Cidadania23 em Macaé marca avanço histórico na segurança pública

Sob a gestão do prefeito Welberth Rezende, do Cidadania23,...

Ato nº 01/2025 – Presidência estadual do Cidadania/SP

Instauração de procedimento administrativo e suspensão provisória do Diretório...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!