A Coordenação Nacional do Coletivo Igualdade 23, do Cidadania, vai se reunir neste domingo, dia 19 de novembro às 10:00 horas, com o vereador de Planaltina-GO, Professor Lincon Albuquerque, para questioná-lo sobre o episódio ocorrido no último dia 13 deste mês, em sessão na Câmara Municipal do município goiano.
Em meio a discussão, Lincon passa a fazer gestos que têm sido interpretados como imitação de um macaco. Nessa versão, o vereador tem sido acusado de ter cometido injuria racial ao se reportar de forma inapropriada contra Carlim, que é negro.
O vereador Lincon, no entanto, rebate. Alega que os gestos tiveram outra conotação e que ele em qualquer hipótese teria um comportamento racista. Nessa defesa, ele afirma que o episódio tem sido distorcido para ser usado politicamente por seus adversários políticos.
O Igualdade 23 decidiu agendar o encontro para subsidiar a direção do Cidadania de Goiás. A instância se manifestou que não quer na linguagem popular “passar pano” sobre qualquer comportamento que não esteja em sintonia com as diretrizes da legenda.
Por outro lado, a direção de Goiás afirma que na mesma medida quer evitar tomar qualquer decisão sumária sem uma base mais sólida dos fatos e evitar quaisquer injustiças.
Por essas diretrizes, o Igualdade 23 se posicionou enquanto instância de assessoramento em auxiliar o Cidadania de Goiás, no episódio.
A reunião será restrita a militantes do Igualdade 23 e dirigentes do Cidadania.
Coordenação Nacional do Coletivo Igualdade 23