Espaço Roberto Freire homenageia os 81 anos do Presidente Nacional do Cidadania

Área reúne medalhas, livros, fotos, diplomas e outras memórias do ex-deputado e ex-senador

Foi inaugurado na sede do Cidadania, em Brasília, o Espaço Roberto Freire, área que reúne livros, medalhas, diplomas e uma série de outros itens que retratam a vida política e as conquistas do presidente Nacional do Cidadania. A memorabilia homenageia os 81 anos recém-completados, em abril de 2023.

Na ocasião, estiveram presentes amigos, funcionários e lideranças de dentro e fora do partido, como a ministra do Planejamento, Simone Tebet, e o ex-ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, a senadora Eliziane Gama (MA), hoje no PSD, e o líder do Cidadania na Câmara, Alex Manente (SP), entre outros.

Roberto Freire ao lado do ex-ministro Raul Jungmann

Freire aproveitou o momento para falar de futuro e reforçou o apelo para que o partido siga no caminho da construção de um “centro democrático e progressista”.

O líder do Cidadania, Alex Manente, cumprimenta a senadora Eliziane Gama (MA), na companhia de Roberto Freire

“Poucos acreditavam que haveria uma coligação entre MDB, PSDB e Cidadania. O descrédito era quase geral, mas construímos a candidatura de Simone em 2022. Cabe a nós, dirigentes, lideranças e militância, seguirmos nesse caminho, ampliando a federação. Ou isso, ou vamos definhar os três e morrer. Temos de lutar para manter vivo esse projeto politicamente vitorioso”, defendeu.

Na mesma linha, Simone Tebet disse que o fantasma do extremismo foi afastado temporariamente, mas segue vivo, e pediu a união dos três partidos.

“Tivemos coragem. Coragem de que nós vamos precisar nesses quatro anos de travessia porque ainda há uma sombra. Nossa jornada está mal começando nesse futuro Brasil que vamos construir, especialmente a partir do ano que vem, com PSDB, MDB e Cidadania. O Brasil precisa muito de nós”, sustentou.

Roberto Freire

Presidente do Cidadania, partido que teve origem no PPS e no Partido Comunista Brasileiro (PCB), Roberto Freire é formado em Direito pela UFPE. Ainda jovem, se engajou na luta contra a ditadura militar e advogou para trabalhadores rurais.

Com 44 anos de vida parlamentar, foi deputado federal por oito mandatos em São Paulo e Pernambuco, estado pelo qual também foi deputado estadual e senador da República.

Pelo PCB, foi deputado federal constituinte e, posteriormente, candidato à Presidência, em 1989. Também foi líder do governo Itamar Franco e ministro da Cultura na gestão Michel Temer. Hoje, é também vice-presidente nacional da Federação PSDB-Cidadania.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

IMPRENSA HOJE

Folha: Greve em SP para trens e desobedece juiz - Valor: Dólar fecha em R$ 5,15, em mais um dia de alta forte dos juros de longo prazo nos EUA

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!