Nota oficial – Fala de Lavrov rebaixa diplomacia brasileira e tem de ser rechaçada

É inadmissível que o presidente Lula e o Itamaraty não tenham contestado até o momento a declaração do chanceler Sergey Lavrov de que Brasil e Rússia têm visões similares sobre a guerra de agressão contra a Ucrânia desencadeada pelo líder autocrata russo, Vladmir Putin.

A posição brasileira por um cessar-fogo e pela retirada imediata das tropas russas dos territórios ucranianos ocupados deveria ter sido afirmada com uma veemente condenação da invasão e da política expansionista de Putin.

O Brasil não pode ser aliado objetivo dos crimes de guerra e das seguidas violações aos direitos humanos perpetradas pela Rússia. A Constituição Federal é clara ao estabelecer os princípios que regem as relações exteriores brasileiras, entre eles, a defesa da paz, a solução pacífica dos conflitos, a autodeterminação dos povos e a prevalência dos direitos humanos.

Putin atacou e invadiu uma nação soberana. A visita de Lavrov não deve e não pode passar a impressão de que a diplomacia brasileira abdicou de seus princípios e transformou o país em bastante procurador do autocrata russo. É preciso cobrar inclusive, ao contrário de que diz o presidente Lula, que a Rússia devolva os territórios ocupados, inclusive a Criméia.

As relações comerciais entre Brasil e Rússia não podem servir de justificativa para um vexaminoso alinhamento automático, evidenciado pela fala de Lavrov, cujo teor deveria envergonhar a nossa diplomacia. O Brasil não pode ter a infelicidade de mais quatro anos de governo simpático a ditaduras e autocracias pelo mundo como era a gestão Bolsonaro.

Roberto Freire
Presidente Nacional do Cidadania

Leia também

Nota de Pesar

Cidadania23O Cidadania manifesta profundo pesar pela morte de Jards...

Após oito encontros regionais, Cidadania RJ mobiliza para Congresso Estadual

A temporada de encontros partidários do Cidadania no estado...

Em Minas, Cidadania realiza congressos municipais em Betim e Santa Luzia

O Cidadania23 realizou neste fim de semana dois importantes...

Cidadania encerra ciclo de congressos municipais em Duque de Caxias

O Congresso Municipal do Cidadania em Duque de Caxias,...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!