Lei Marília Mendonça: Avança na Câmara projeto que obriga sinalização de linhas de transmissão

Avião que transportava cantora, morta em novembro de 2021, atingiu cabo de energia em MG (Reprodução/Agência Câmara)

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (14) projeto de lei que estabelece a necessidade de sinalização de linhas aéreas de transmissão de energia elétrica nas proximidades aeroportuárias.

Relatada pelo deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), a proposta prevê que sejam pintados tais cabeamentos com cores que possibilitem ao piloto de aeronave identificá-la apropriadamente como sinal de advertência.

O projeto foi apresentado no Senado após o acidente que matou a cantora Marília Mendonça, no dia 5 de novembro de 2021.

O avião em que a artista viajava caiu após se chocar contra cabos elétricos perto do aeroporto de Caratinga (MG). Além da artista, morreram também o piloto e o copiloto da aeronave e assessores de Marília.

Ainda segundo o texto aprovado na comissão, as concessionárias e permissionárias de transmissão e distribuição de energia elétrica poderão utilizar placas de advertência de forma complementar à pintura de suportes ou quando tal procedimento se configure inadequado. (Assessoria do parlamentar)

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!