Míriam Leitão: De fantasmas e retrocessos

Mudança na Lei das Estatais é retrocesso, já os temores sobre Mercadante e Haddad podem ser fantasmas. É preciso esperar o início do próximo governo

É preciso separar os retrocessos dos fantasmas que são levantados em torno de pessoas que ainda nem tiveram tempo de explicar suas políticas. Retrocesso é a aprovação do projeto do centrão de mudar a Lei das Estatais, de afogadilho. Isso é risco real, imediato, e não apenas no governo federal. Quase 200 parlamentares não se reelegeram e estão atrás de cargos em Brasília e nas empresas estaduais. Os temores em relação ao ministro Fernando Haddad ou ao economista Aloizio Mercadante têm justificativas difusas e em alguns casos se baseiam na suposição de que repetirão erros velhos.

Na equipe de transição, a análise que ouvi de fontes diversas é que Aloizio Mercadante não se enquadra na vedação da Lei das Estatais. Ele não faz parte da estrutura partidária, por ser da Fundação Perseu Abramo, e sua contribuição à campanha pode ser vista como “intelectual”. O nome dele foi usado como pretexto, para fazer andar o projeto da deputada Margarete Coelho (PP-PI), uma aliada de Arthur Lira. O mesmo projeto que Lira já tentara aprovar. Teve votos de bolsonaristas, de todo o centrão, e também do PT.

No PT, há críticas à Lei das Estatais com a ideia de que em alguns pontos ela exagera. Mas o que ouvi tanto na área econômica quanto na área política era de que eles estudariam com calma. Mas dado que o assunto começou a ser ventilado, Lira colocou em votação e teve aprovação ampla.

Isso é retrocesso e dos grandes. A Lei das Estatais veio como uma legislação para a proteção dos interesses dos contribuintes e dos acionistas. Nas empresas de capital fechado, somos todos acionistas, nós que enviamos recursos ao Estado. Nas empresas de capital aberto, existem os acionistas minoritários, e todos nós somos representados pelo Tesouro, acionista controlador.

A lei veio após os excessos e os escândalos da Lava-Jato, que de fato ocorreram, independentemente do que tenha havido de distorção durante o julgamento. Tanto houve desvios que o dinheiro voltou para a Petrobras. Eles ocorreram principalmente por causa dos indicados pelos partidos, mesmo quando eram funcionários das estatais. A lei cria barreiras para o conflito de interesses e para a indicação de despreparados, mas funcionou mesmo apenas no mandato de Michel Temer, porque o governo Bolsonaro a desmoralizou. A sanha intervencionista na Petrobras fez o governo passar por cima da Lei das Estatais e da governança da empresa. O atual presidente da Petrobras, mesmo sem qualquer experiência na área, foi aprovado pelo comitê de elegibilidade. Isso não justifica derrubá-la agora. Pelo contrário, era hora de restabelecer sua vigência.

No caso de Aloizio Mercadante, o presidente Lula se precipitou porque o correto era esperar o anúncio do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Deve ser o presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva. O empresário está enfrentando uma rebelião na entidade, mas pelos seus méritos. Sindicatos sem representatividade estão na base desse movimento liderado por Paulo Skaf. Lula, por sua vez, confirmou o presidente do BNDES antes de anunciar o ministro.

A primeira vez que o nome de Fernando Haddad surgiu, o mercado despencou no pressuposto de que ele faria uma política expansionista, antes mesmo de ele montar a equipe ou dizer com que propósitos assumirá. No almoço da Febraban, ele foi acusado de não ter falado do arcabouço fiscal e nem era ministro ainda. As poucas nomeações que fez são boas, das ideias que defendeu, algumas estão certas, outras são vagas demais para se julgar.

O BNDES deve ficar dentro de um ministério que no passado foi centro de lobby da indústria e de pressão protecionista? É uma dúvida razoável. Mas e se o BNDES assumir mais seu papel de inovação, tirar do congelamento o Fundo Amazônia, focar no financiamento da transição energética? Temem-se os fantasmas dos financiamentos a projetos externos com riscos ou a volta da política dos campeões nacionais. O próprio Mercadante disse ao presidente da Febraban, Isaac Sidney, que não há espaço fiscal para subsídios do BNDES. Ótimo, mas se a TLP for alterada pode acabar se recriando o subsídio.

É preciso separar com atenção os fatos concretos dos temores. “Vamos desmontar os fantasmas”, me disse uma fonte do governo eleito. Tomara. E que os retrocessos não se confirmem. Ainda há a votação no Senado que pode barrar a mudança na Lei das Estatais. (O Globo – 15/12/2022)

Leia também

Com o Congresso, tudo; sem o Congresso, nada

NAS ENTRELINHASUm passeio pela história serve para reflexão sobre...

O padrão a ser buscado

É preciso ampliar e replicar o sucesso das escolas...

Parados no tempo

Não avançaremos se a lógica política continuar a ser...

Vamos valorizar a sociedade civil

Os recentes cortes promovidos pelo Governo Federal, atingindo em...

Petrobrás na contramão do futuro do planeta

Na contramão do compromisso firmado pelo Brasil na COP...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!