Arnaldo Jardim: COP 27 foi frustrante, mas há um caminho a percorrer

Brasil tem condições de ser protagonista em um mundo em migração para a economia verde

Há COPs que produzem um grande legado, como a de Paris. A conferência realizada no Egito, entretanto, pouco contribuiu para a governança climática global. Para o Brasil resta uma certeza: precisamos continuar avançando na agenda da sustentabilidade e acelerar a nossa migração para uma economia verde.

O Brasil já mostrou que pode ser vanguarda nesse movimento. O Código Florestal, a Lei das Concessões Florestais e a Política Nacional de Biocombustíveis (Renovabio) são instrumentos que demonstram um país capaz de produzir riqueza sem descuidar da preservação ambiental. Essa transição pode ser impulsionada pelo governo Lula e o Congresso Nacional tem muito a contribuir.

Logo no início de 2023, precisaremos unir esforços para aprovar uma reforma imprescindível para a consolidação desse modelo: a tributária. Não apenas discutir fusão ou extinção de impostos, mas propor uma reforma “disruptiva”, capaz de romper a burocratização, superar as instabilidades e consolidar regras que orientem uma retomada econômica sustentável.

Defendemos que o sistema tributário deva ser utilizado pelo Estado como instrumento para incentivar práticas ambientalmente adequadas. É dessa forma que a utilização de incentivos à indústria ecológica, ou seus produtos, transforma-se em um mecanismo de proteção ao meio ambiente. Queremos, portanto, uma reforma tributária verde.

Outro tema urgente e necessário é a regulação do mercado de carbono no Brasil. Precificar o CO2 é considerado a forma mais custo-efetiva de se incorporar as externalidades negativas no processo produtivo e estimular uma produção com baixa emissão de carbono. O crédito de carbono é uma espécie de moeda, uma moeda verde, por meio da qual busca-se substituir a regulamentação e o poder de polícia do Estado por uma modelagem fundamentada na eficiência das forças do mercado.

Esse mercado está previsto desde 2009, quando aprovamos a Política Nacional de Mudanças Climáticas (Lei 12.187/200). Porém, somente em 2021, com o Projeto de Lei 528 (íntegra – 278 KB) do deputado Marcelo Ramos, começamos efetivamente a discutir a sua criação. A proposta, bem recebida por ambientalistas e pelo setor produtivo, aponta para uma regulamentação na forma de sistema de comércio de emissões (cap and trade) –modelo que estimula o ambiente de negócios e inovação. O PL 528/2021 foi apensado ao PL 2.148/2015 e aguarda deliberação do Plenário da Câmara dos Deputados.

Precisamos reativar a Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas do Congresso Nacional (CMMC), criada em 2008, para acompanhar e fiscalizar as medidas de adaptação às mudanças do clima e de redução das emissões de gases de efeito estufa, os chamados GEEs. Os trabalhos estão paralisados desde dezembro de 2019, data em que foi apresentado o último relatório.

Durante o ano de 2020, não houve uma reunião sequer e, atualmente, a CMMC encontra-se sem integrantes designados.

As discussões da comissão podem contribuir muito na formulação de políticas de mitigação, ajudando o Brasil a recuperar a credibilidade junto à comunidade internacional no que se refere às metas assumidas em acordos internacionais sobre o clima.

É necessário, ainda, regulamentar e implementar a Política Nacional de Pagamentos por Serviços Ambientais (PNPSA), Lei 14119/2021, que tive a honra de relatar na Câmara dos Deputados. Com a PNPSA, migramos de uma política baseada no comando e controle –penalidades e multas–, para uma concepção de estímulo e indução, que busca premiar as iniciativas sustentáveis –é uma forma eficiente de proteger a natureza, pois concilia atividades de preservação com geração de renda.

No Estado de São Paulo, princípios e instrumentos do PNPSA já estão sendo colocados em prática. O projeto Refloresta SP prevê a preservação, até 2050, de 700 mil hectares de cobertura vegetal por meio de projetos municipais de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que serão financiados com os recursos do ICMS Ambiental. A partir de 2024, serão investidos, anualmente, R$ 150 milhões em municípios que protegem a vegetação nativa.

A implementação do PSA pode fomentar, ainda, iniciativas do setor produtivo que buscam regenerar ecossistemas brasileiros, como o programa Biomas, lançado na COP 27 por Vale, Santander, Suzano, Marfrig, Itaú e Rabobank, e prevê a restauração e proteção, até 2025, de 4 milhões de hectares de matas nativas na Amazônia, na Mata Atlântica e no Cerrado –uma área equivalente ao território da Suíça. São ações como essas que demonstram nosso firme compromisso com a estruturação de cadeias produtivas cada vez mais sustentáveis.

Superada a fase dos radicalismos, é hora de gladiadores darem lugar a construtores, pois a migração para essa nova economia depende da elaboração políticas públicas eficientes. A adoção de novas tecnologias não será atingida por obra do acaso, mas resultado de incentivos bem direcionados.

Podemos ser protagonistas nesse futuro. (Poder 360 – 13/12/2022)

Arnaldo Jardim, 57 anos, é deputado federal pelo Cidadania de São Paulo

Leia também

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

Lula não tem empatia com o centro conservador

NAS ENTRELINHASExiste um problema de desempenho nos ministérios, mas...

A luz do poeta Joaquim Cardozo na arquitetura de Brasília

NAS ENTRELINHASMuitos arquitetos e engenheiros vieram para Brasília com...

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!