Três tarefas imediatas para o Campo Democrático representado pelo Cidadania23

A necessidade de uma produção própria, isto é, de construir ou reconstruir nossa visão de mundo. Qual o nosso rosto? Ainda temos algum?

Para isso, é preciso incentivar nossos espaços e publicações a não se limitar a reproduzir textos da grande imprensa em nossa rede social, por exemplo. Entregamos nossa reflexão à Academia, abrindo mão de uma elaboração que unisse a teoria à prática, ou seja, o Partido abdicando de uma reflexão autônoma, a interferir na realidade. Massa crítica também se faz em casa.

Isso posto, propomos três campos sobre o qual devemos nos debruçar, a saber:

a) exame do desenvolvimento atual das forças produtivas, com foco na automação e no trabalho por contra própria, assim como nos limites impostos pela sobrevivência do meio ambiente;

b) aprofundamento do conhecimento da cultura brasileira (regionalismo, identitarismo, miscigenação, papel da contraelite cultural, a contribuição ou presença feminina) e por fim

c) estudo permanente e acurado da Democracia entendida como uma conquista do processo civilizatório, além de nos dedicarmos à análise dos impasses presentes em seu sistema de representatividade e institucionalização. Repensar, em suma, o caráter de massas da Democracia, democratizar a Democracia.

Ivan Alves Filho, historiador

Leia também

Ao negociar dívidas, Pacheco empareda o governo

Haverá uma queda de braços entre a Fazenda e os governadores, principalmente Tarcísio de Freitas (SP), Romeu Zema (MG), Cláudio Castro (RJ), Eduardo Leite (RS) e Ronaldo Caiado (GO).

Tudo começou com Luís XIV: “O Estado sou eu”

Na Presidência, Bolsonaro comportou-se como se fosse a personificação do Estado, imaginou que os presentes que recebeu na Arábia Saudita fariam parte do seu patrimônio pessoal.

A Europa começa a respirar novamente

A Democracia dá sinais claros de resistência no Velho...

Progressistas, liberais, conservadores e as “mentes naufragadas”

A nostalgia do passado é um fenômeno muito amplo, que afeta a extrema-direita e a extrema-esquerda, os fundamentalistas cristãos e os marxistas ortodoxos.

Carne bovina e frango ficarão de fora da cesta básica

Hoje, estão isentos de impostos federais (como IPI, PIS e Cofins), mas a maioria dos estados, no entanto, cobra o ICMS sobre esses produtos, ou seja, a proteína animal.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!