Sancionada lei de Carmen Zanotto que facilita acesso a laqueadura

Norma também dispensa consentimento do cônjuge para procedimentos de esterilização voluntária (Foto: Agência Câmara)

O presidente da República Jair Bolsonaro sancionou nesta segunda-feira (5) Lei, de autoria da deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC), que facilita o acesso à contracepção e diminui de 25 para 21 anos a idade mínima para a esterilização voluntária. A norma permite que, na mulher, o procedimento seja feito logo após o parto.

A idade mínima não é exigida de quem já tiver pelo menos dois filhos vivos.

“Uma ótima notícia. Uma mudança que vai fazer diferença na vida das mulheres, com o procedimento realizado logo após o parto”, comemorou a deputada numa postagem feita em rede social.

Publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (5), a norma altera a Lei do Planejamento Familiar e também exclui da legislação a necessidade de consentimento expresso de ambos os cônjuges para a esterilização. A lei entrará em vigor 180 dias após a publicação.

A norma foi aprovada pela Câmara dos Deputados em março e pelo Senado em agosto.

O texto garante ainda a oferta de qualquer método e técnica de contracepção no prazo máximo de 30 dias.

Leia também

Edital de convocação para o Congresso Municipal do Cidadania em Camalaú/PB

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO CONGRESSO MUNICIPAL DO CIDADANIA NO...

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO CONGRESSO MUNICIPAL DO CIDADANIANO MUNICÍPIO DE ITAPORANGA

Nos termos dos Estatutos partidários, e da legislação em...

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO CONGRESSO MUNICIPAL DO CIDADANIANO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA

Nos termos dos Estatutos partidários, e da legislação em...

Nota de Pesar

Cidadania23O Cidadania manifesta profundo pesar pela morte de Jards...

Após oito encontros regionais, Cidadania RJ mobiliza para Congresso Estadual

A temporada de encontros partidários do Cidadania no estado...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!