Vera Magalhães: O medo como ativo eleitoral

O medo passou a ser o principal combustível da eleição, e, sabe-se, isso não é um bom prenúncio diante do ambiente cada vez mais radicalizado em que está mergulhada a política brasileira desde pelo menos 2013.

Jair Bolsonaro é um presidente acossado pelo medo. Cada vez mais isolado e acuado, lançou mão de todas as medidas possíveis, e até das que as leis diziam ser impossíveis, para se viabilizar eleitoralmente num momento em que as pesquisas lhe davam uma rejeição terminal e apontavam com consistência a chance de Lula ganhar no primeiro turno.

Diante da potência do arsenal que lhe foi dado pelo Congresso, com aval silente da Justiça, o resultado colhido nas pesquisas, até aqui, é pífio.

O presidente cresce entre evangélicos, se consolida junto aos mais ricos (que nem eram o alvo do pacote de bondades) e supera Lula no Sul, no Centro-Oeste e no Norte, mas isso é pouco diante da permanente desvantagem em eleitorados mais numerosos.

Os pobres, a grande massa do eleitorado brasileiro — o que, aliás, é o retrato acabado de muitas das nossas mazelas e da nossa incapacidade duradoura de crescer e distribuir renda —, continuam votando maciçamente em Lula: 55% dos que ganham até um salário mínimo apontam o petista como seu preferido em outubro pelo Datafolha.

Isso mostra o acerto de uma frase intuitiva cunhada por Lula num evento de campanha logo depois da aprovação da PEC Kamikaze.

— Se o dinheiro cair na conta de vocês, peguem e comprem o que comer e, na hora de votar, deem uma banana neles e votem para a gente mudar a história desse país.

Até aqui, o eleitor de baixa renda e do Nordeste (57% a 24% para o petista sobre Bolsonaro, segundo o Datafolha) parece estar seguindo a instrução à risca.

Entre as mulheres, que também foram alvo de preocupação do Q.G. bolsonarista, o presidente continua bem atrás do adversário. Sinal de que pregações como a da primeira-dama Michelle passam ao largo do universo do eleitorado feminino e têm mais aderência num nicho específico, o das eleitoras evangélicas.

Diante do balde de água fria trazido pelas pesquisas da semana — que, embora tenham metodologias diferentes e não sejam comparáveis, mostram retratos muito similares — e dos recados alto e bom som que teve de engolir calado na posse de Alexandre de Moraes na terça-feira, era esperado que Bolsonaro explodisse, e ele o fez nesta quinta-feira, ao partir para cima de um provocador profissional.

O mesmo medo que o presidente exala diante do caminho para a reeleição e para o tumulto golpista se estreitando à sua frente é o que ele e seu entorno tentarão doravante transformar em combustível da campanha. E é aí que as coisas se tornam perigosas.

A pregação criminosa de fake news de cunho religioso, que explodiu nas últimas semanas tendo Michelle, Damares Alves e Marco Feliciano como alguns dos protagonistas, precisa receber uma resposta da Justiça Eleitoral tão altiva quanto a dada em defesa das urnas eletrônicas.

Da mesma maneira, deverá ganhar tração o discurso segundo o qual o petista, se vencer, retirará benefícios sociais, e a economia do Brasil passará por solavancos como a Argentina. Até Regina Duarte, símbolo do uso do medo em eleições, reapareceu, apavorada.

Bolsonaro precisa crescer em cima do eleitorado que hoje está com Lula para assegurar o segundo turno e, caso ele se confirme, tentar uma virada que sua rejeição acima dos 50% hoje inviabiliza.

Num cenário assim carregado, eventos como as entrevistas do Jornal Nacional e o primeiro debate, na semana que vem, ganham importância e potencial para testar as estratégias de ataque, por parte do presidente, e de defesa do patrimônio mantido nas pesquisas até aqui, por parte de Lula. (O Globo – 19/08/2022)

Leia também

O padrão a ser buscado

É preciso ampliar e replicar o sucesso das escolas...

Parados no tempo

Não avançaremos se a lógica política continuar a ser...

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

Vamos valorizar a sociedade civil

Os recentes cortes promovidos pelo Governo Federal, atingindo em...

Petrobrás na contramão do futuro do planeta

Na contramão do compromisso firmado pelo Brasil na COP...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!