Marcus André Melo: A PEC Kamikaze e o populismo fiscal

A PEC Kamikaze tem sido examinada por seus efeitos eleitorais de curto prazo, mas seu desenho é politicamente eficiente para o Executivo. Sim, ela poderá garantir competitividade na disputa presidencial; há ganhos políticos potenciais também no cenário de derrota no pleito. Explico.

O primeiro e talvez o mais imediato é que a rejeição da PEC também traria ganhos: ela implicaria em custos eleitorais concentrados e de grande magnitude em ano eleitoral. A votação de PEC é nominal, o que explica a virtual unanimidade na aprovação da medida.

O segundo é que a validade da PEC coincide com o fim do mandato presidencial. Sua descontinuidade criará um imbróglio para o próximo governo: haverá custos consideráveis em resistir às pressões para que os benefícios se tornem permanentes ou que algumas clientelas sejam favorecidas. Segundo a conhecida assimetria na percepção de riscos, as perdas serão mais valoradas que os ganhos. A conjetura valeria também para o atual governo em caso de eventual vitória? Não na mesma escala, porque a iniciativa terá sido do atual governo.

O terceiro efeito é de natureza fiscal: assumiria as formas bastante conhecidas da literatura sobre ciclos políticos de negócios: é o deslocamento “intertemporal” da responsabilização política para o próximo governo: ganhos concentrados no curto prazo versus perdas difusas —inflação, baixo crescimento— no longo.

A caixa de ferramentas de desenho institucional contém instrumentos voltados para mitigá-las (leis de responsabilidade fiscal; independência de bancos centrais; constitucionalização de regras orçamentárias).

Esses instrumentos foram adotados entre nós, mas ao fim e ao cabo são vulneráveis, nas democracias, ao oportunismo de maiorias legislativas. A vulnerabilidade será tanto maior quanto mais débeis as instâncias agregadoras de interesses (principalmente partidos políticos) e a governança fiscal da coalizão de governo na qual o Executivo é ator central; e por fim, mas não menos importante, quanto menos informado o eleitorado.

Eficiência política é diferente de eficiência econômica: os incentivos de curto prazo de governos, partidos e parlamentares individuais conflitam com os interesses coletivos de longo prazo. Mas coalizões estáveis com horizonte temporal de cálculo político mais longo têm incentivos para atar as próprias mãos.

A PEC terá um impacto no debate que nas últimas décadas esteve associado à noção equivocada de que “gasto é vida” seja monopólio do populismo fiscal de esquerda. Como mostra a experiência internacional, é clara: observa-se expansão do gasto também na direita radical (ex.: Polônia; Hungria). (Folha de S. Paulo – 18/07/2022)

Marcus André Melo, professor da Universidade Federal de Pernambuco e ex-professor visitante do MIT e da Universidade Yale (EUA)

Leia também

O padrão a ser buscado

É preciso ampliar e replicar o sucesso das escolas...

Parados no tempo

Não avançaremos se a lógica política continuar a ser...

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

Vamos valorizar a sociedade civil

Os recentes cortes promovidos pelo Governo Federal, atingindo em...

Petrobrás na contramão do futuro do planeta

Na contramão do compromisso firmado pelo Brasil na COP...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!