Bancada Feminina do Senado repudia casos de assédio atribuídos a ex-presidente da Caixa

‘O poder público não pode ser complacente com atitudes dessa natureza’, afirma Eliziane Gama (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Em nota pública (veja abaixo), a líder da Bancada Feminina do Senado, Eliziane Gama (MA), repudiou os casos de assédio sexual na Caixa Econômica Federal atribuídas ao ex-presidente do banco, Pedro Guimarães, contra ao menos cinco funcionárias do banco. Diante das denúncias de que teria usado o cargo de presidente para assediar sexualmente as mulheres, Guimarães pediu demissão do cargo nesta quarta-feira (29).

“É inadmissível, é inaceitável a continuidade desse senhor na condução de um órgão tão importante para o Brasil. O poder público não pode ser complacente com atitudes dessa natureza. É um acinte à população brasileira”, afirmou a senadora

As denúncias das servidoras da Caixa foram publicadas em reportagem nesta semana pelo site Metrópoles e estão sendo investigadas pelo Ministério Público Federal.

NOTA PÚBLICA

Diante da grave denúncia de assédio sexual contra o Presidente da Caixa Econômica Federal, Sr. Pedro Guimarães, às funcionárias do banco, caso que vem sendo investigado pelo Ministério Público Federal, a Liderança da Bancada Feminina do Senado Federal considera inadiável a sua demissão.

É inadmissível que uma autoridade se valha do cargo para cometer crimes de assédio reiteradas vezes contra suas subordinadas. Lamentamos profundamente que ao menos cinco mulheres tenham sofrido tamanha violência no ambiente de trabalho, um procedimento abjeto e recorrente que estaria sendo praticado pelo Presidente da Caixa. Somos solidárias a elas.

Repudiamos ainda que, mesmo diante das denúncias, o acusado, Pedro Guimarães, tenha participado como presidente, com direito inclusive a discurso, do evento de lançamento do Plano Safra 2022/2023 nesta quarta-feira [29].

É crime previsto no Código Penal uma autoridade assediar, constranger e abusar de subordinados. A permanência do Presidente Pedro Guimarães no cargo é insustentável e caso para demissão sumária.

Bancada Feminina do Senado
Senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) – Líder

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!